Trump celebra tarifas em balanço de 2025 e diz que déficit dos EUA caiu 77%
Presidente americano ainda associou tarifaço à vinda de empresas ao país e ao aumento de receitas

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (20) para realizar um balanço de seu primeiro ano de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou o tarifaço.
O republicano associou as tarifas de importação aplicadas contra os parceiros comerciais dos EUA ao maior investimento de empresas no país e a um alívio para as contas públicas norte-americanas.
Segundo Trump, o tarifaço trouxe "tremenda segurança nacional e receita" aos EUA.
O presidente norte-americano declarou que o déficit comercial do país caiu 77% no ano, fazendo menção ao tarifaço pelo resultado alcançado na balança comercial.
Desde a campanha eleitoral, o republicano vinha defendendo o tarifaço como uma política para incentivar a indústria no país e reduzir o déficit comercial dos EUA - quando importa mais do que importa.
Em abril passado, Trump anunciou o que chamou de tarifas recíprocas contra seus parceiros comerciais, além de uma série de sobretaxas subsequentes.


