Trump culpa disputa por mercado de petróleo e "fake news" por queda das bolsas
Em uma série de tuítes, Trump também alegou que a queda nos preços do petróleo beneficiaria os consumidores
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou uma disputa por participação no mercado de petróleo entre Arábia Saudita e Rússia e "fake news" não especificadas por uma queda vertiginosa das bolsas norte-americanas nesta segunda-feira (9), em meio à demanda cada vez menor por petróleo devido ao coronavírus.
Em uma série de tuítes, Trump também alegou que a queda nos preços do petróleo beneficiaria os consumidores: "Bom para o consumidor, os preços da gasolina estão caindo!"
Good for the consumer, gasoline prices coming down!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 9, 2020
Saudi Arabia and Russia are arguing over the price and flow of oil. That, and the Fake News, is the reason for the market drop!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 9, 2020
Após a abertura nervosa com queda de 10% e a interrupção dos negócios por 30 minutos, os negócios na B3 voltaram com desvalorização ligeiramente menos intensa. Por volta das 11h45, o Ibovespa, que é o principal indice da bolsa brasileira, operava em queda 9,08%, aos 89.094 pontos.

Trump minimizou quedas na bolsas e afirmou que petróleo em baixa é bom para o consumidor (09.mar.2020)
Foto: Tom Brenner/Reuters
O movimento no mercado paulista acompanha o observado em Nova York, onde as principais bolsas também amenizaram a tendência negativa. No mesmo horário, o S&P 500 operava em queda de 5,49% e o Dow Jones registrava recuo de 5,72%.