CNN Brasil Money

Trump deve se reunir com Xi na Coreia do Sul, diz Bessent

"Houve uma desescalada significativa da situação", disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos

Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro na cúpula do G20, em Osaka, no Japão
Presidente dos EUA, Donald Trump, e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro na cúpula do G20, em Osaka, no Japão  • 29/06/2019 - REUTERS/Kevin Lamarque
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a caminho de se reunir com o líder chinês Xi Jinping na Coreia do Sul, à medida que os dois lados diminuem as tensões sobre as disputas comerciais, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta segunda-feira (13).

O mais recente aumento das tensões nas negociações comerciais entre os EUA e a China começou na quinta-feira, quando a China expandiu seus controles de exportação de terras raras, atraindo uma forte contramedida de Trump na sexta-feira (10).

Bessent disse que houve comunicações substanciais entre os dois lados durante o fim de semana.

"Houve uma desescalada significativa da situação", disse Bessent em uma entrevista à Fox Business Network.

"O presidente Trump disse que as tarifas não entrarão em vigor até 1º de novembro. Ele se reunirá com o presidente do partido, Xi, na Coreia. Acredito que essa reunião ainda será realizada."

Haverá muitas reuniões esta semana em Washington, paralelamente às reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional em Washington, disse ele.

Os Estados Unidos esperam o apoio de aliados, incluindo os europeus, a Índia e as democracias da Ásia, disse ele no programa "Mornings with Maria".

"A China é uma economia de comando e controle. Eles não vão comandar nem nos controlar", disse Bessent.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais