Trump diz que decisão sobre presidente do Fed será tomada em breve

Presidente dos EUA criticou o atual presidente do banco, Jerome Powell, em diversas ocasiões

Nandita Bose e Trevor Hunnicutt, da Reuters, em Washington
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump  • 07/05/2025REUTERS/Leah Millis
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (6) que sua decisão sobre quem escolherá para ser o próximo presidente do Fed "sairá muito em breve".

"Eu poderia dizer, mas acho que não farei isso", provocou Trump no Air Force One. "Tenho uma boa ideia de quem pode ser."

Trump está cada vez mais frustrado com Jerome Powell por não cortar as taxas de juros. No final do mês passado, os dois se encontraram na Casa Branca, onde o presidente repreendeu Powell por não reduzir os custos dos empréstimos. Powell afirmou que quaisquer decisões não serão baseadas nas exigências do presidente.

Mais cedo nesta sexta-feira, Trump disse que o Federal Reserve deveria cortar as taxas de juros em um ponto percentual e reiterou sua opinião de que o presidente Jerome Powell tem sido muito lento em reduzir os custos dos empréstimos.

"Se tivéssemos um bom presidente do Fed, ele reduziria as taxas", disse Trump.

O presidente criticou Powell repetidamente por não cortar as taxas de juros como deseja. Os dois se encontraram pessoalmente pela primeira vez na semana passada, com Trump dizendo a Powell que ele estava cometendo um "erro" ao não reduzir as taxas.

"Se ele continuar se preocupando com a inflação, tudo o que ele precisa fazer é conseguir uma taxa mais baixa, nos deixar tomar emprestado a uma taxa muito mais baixa, muito mais baixa, e ele pode cair um ponto ou dois", continuou Trump. "Se em dois anos a inflação voltar, ele aumenta as taxas, mas as mantém iguais. É simplesmente insano."

Powell foi nomeado por Trump durante seu primeiro governo e seu mandato termina em maio de 2026.

A CNN noticiou anteriormente que o principal candidato à sucessão de Powell parece ser Kevin Warsh, ex-governador do Fed que já foi considerado para ser secretário do Tesouro de Trump para o segundo mandato do presidente e foi candidato ao cargo mais alto do Fed durante o primeiro mandato de Trump.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais