CNN Brasil Money

Trump diz que EUA tem US$ 17,3 bi em bitcoin e que buscará ampliar estoque

Presidente dos EUA disse que agências vão realizar inventário para fortalecer reserva estratégica do governo

João Nakamura, da CNN, em São Paulo
Donald Trump discursa em evento sobre criptomoedas na Casa Branca
Donald Trump discursa em evento sobre criptomoedas na Casa Branca  • U.S. NETWORK POOL via REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os cofres norte-americanos têm hoje cerca de 200 mil bitcoins - algo em torno de US$ 17,3 bilhões - e que o plano de sua gestão é "explorar novos caminhos" para acumular ainda mais ativos digitais.

Durante evento com representantes do setor de cripto, realizado nesta sexta-feira (7) na Casa Branca, Trump voltou a afirmar que busca tornar os EUA na capital mundial dos ativos digitais, e que sua gestão está fazendo "uma ação histórica para entregar esta promessa".

"Estamos trabalhando para acabar com a guerra da burocracia federal contra os criptoativos. [...] Tudo isso vai acabar logo", disse o presidente norte-americano.

Na quinta-feira (6), o republicano assinou uma ordem executiva para criar uma reserva estratégica governamental de bitcoin.

Agora, Trump afirma que as agências federais vão conduzir um inventário em busca de todos os criptoativos que o governo detenha para transferir ao Tesouro dos EUA.

Segundo o republicano, o objetivo é fortalecer esta nova reserva digital, que poderá dar aos ativos "a gestão adequada".

Acompanhe Economia nas Redes Sociais