Trump diz que novas tarifas deixaram os países "muito chateados"
Presidente dos Estados Unidos afirmou que fará acordo com alguns países, mas potencial arrecadatório com a taxação "é realmente incrível"
O presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump, afirmou que resolveu o problema com a Otan na última semana e defendeu as tarifas impostas contra alguns países. A declaração foi dada neste sábado (12), em entrevista ao vivo ao programa "My View With Lara Trump", da Fox News.
Para Trump, a política tarifária aplicada a parceiros comerciais conseguiu impedir que outros países se aproveitassem dos EUA, o que ele afirma ter ocorrido por um período de 30 a 40 anos. Agora, o republicado diz que as nações taxadas "estão muito chateadas".
"Em alguns casos, faremos acordos diretos, em vez de enviar uma carta. E já fizemos alguns deles com vários países, mas é uma quantia enorme de dinheiro para este país [Estados Unidos]. É realmente incrível. O potencial deste país é incrível. Ele tem sido administrado de forma muito tola, muito estúpida, e alguns países estão muito chateados agora porque se aproveitaram de nós por 30, 40 anos e eu consegui impedir isso", afirmou.
No sábado, Trump havia anunciado, por meio da sua rede social, a Truth Social, a imposição de tarifas de 30% para produtos importados da União Europeia e do México.
Segundo o presidente norte-americano, a relação com a União Europeia é deficitária na balança comercial e o México não protege suficientemente a fronteira com os EUA da entrada de Fentanil ao país.
Com as últimas adições, a lista de cartas tarifárias envidas por Trump soma 25, com taxas que variam de 25% a 50%. O Brasil recebeu a alíquota máxima de 50% na quarta-feira (9).