Trump diz que tarifas de 100% sobre produtos da China não são sustentáveis
Presidente dos EUA afirmou que pretende se reunir com o líder chinês, Xi Jinping, em duas semanas e voltou a ressaltar que "as coisas ficarão bem"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (17) que sua proposta de tarifa de 100% sobre os produtos da China não seria sustentável, acrescentando que irá se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, em duas semanas e que acha que as coisas ficarão bem com a China.
"Não é sustentável, mas é esse o número", disse o republicano, em entrevista à Fox Business Network. "Eles me forçaram a fazer isso", acrescentou.
Na semana passada, Trump afirmou que iria impor uma tarifa adicional de 100% sobre os produtos chineses a partir de 1º de novembro. A alíquota se somaria aos 30% já em vigor, representando uma grande escalada depois de meses de trégua comercial entre os países.
O anúncio aumentou a tensão comercial entre os dois países e fez com que a China expandisse o controle de exportação das terras raras, em um sinal de vantagem na guerra tecnológica econômica.
A medida foi criticada pelas principais autoridades americanas, que afirmaram que Pequim ainda poderia mudar de rumo e evitar que Washington adotasse novas ações para se desvincular da segunda maior economia do mundo.