Trump diz que vai anunciar mais tarifas contra a Colômbia na segunda-feira
Presidente dos EUA afirmou que país sul-americano não luta contra o fluxo de drogas e que está "fora de controle"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (19) que seu governo planeja anunciar tarifas sobre a Colômbia na segunda-feira (20), intensificando a disputa entre os dois países.
A declaração ocorre após o senador republicano Lindsey Graham ter usado a rede social X para dizer que Trump anunciaria "grandes tarifas" sobre o país devido ao tráfico de drogas.
"Li a declaração do senador Graham e está correta. Sim, estive com ele hoje", disse Trump a repórteres que viajavam com ele para Washington, acrescentando que anunciaria a tarifa "amanhã".
O republicano rejeitou a sugestão de que suspender a ajuda à Colômbia, anunciada por ele no domingo anterior, prejudicaria os esforços do país para conter o fluxo de drogas.
"Eles não lutam contra as drogas. Eles fabricam drogas. Eles refinam drogas. Eles produzem cocaína. Eles têm fábricas de cocaína. Eles não lutam contra as drogas", disse Trump na noite de domingo.
“Estou suspendendo todos os pagamentos à Colômbia porque eles não têm nada a ver com a luta contra as drogas… A Colômbia está fora de controle e agora eles têm o pior presidente que já tiveram”, disse ele.
