UE convoca reunião de emergência após anúncio de tarifas dos EUA

Trump anunciou tarifa de 10% sobre países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares; embaixadores se reunirão neste domingo (18)

Da CNN Brasil e Da Reuters
Compartilhar matéria

Embaixadores dos 27 países da União Europeia (UE) se reunirão neste domingo (18) para uma reunião de emergência após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer uma onda de tarifas crescentes sobre aliados europeus até que os EUA possam comprar a Groenlândia.

Chipre, que detém a presidência rotativa da UE por seis meses, disse no final deste sábado que havia convocado a reunião para domingo.

Diplomatas da UE disseram que o início estava marcado para as 17h (horário local).

Países contrários à anexação da Groenlândia pelos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após o republicano ameaçar anexar a ilha.

Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho.

Trump afirmou que tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia.

(Com informações de Philip Blenkinsop, da Reuters; e de Gustavo Zanfer, da CNN Brasil)

Acompanhe Economia nas Redes Sociais