UE orienta Alphabet a abrir dados de mecanismo de busca para terceiros
órgão de defesa da concorrência da UE abriu um processo contra o mecanismo de busca em janeiro com o objetivo de permitir mecanismos de busca online de terceiros

A Comissão Europeia, braço executivo da UE (União Europeia), afirmou que forneceu à Alphabet, controladora do Google, orientações sobre como abrir seus dados de busca para terceiros - como classificação, consultas, cliques e visualizações - em termos justos, razoáveis e não discriminatórios -, a fim de adequar a gigante da tecnologia às normas da DMA (Lei dos Mercados Digitais) do bloco.
O órgão de defesa da concorrência da UE abriu um processo contra o mecanismo de busca em janeiro e, em comunicado publicado nesta quinta-feira (16), disse que o objetivo das medidas enviadas é permitir que mecanismos de busca online de terceiros, ou "beneficiários de dados", otimizem seus serviços de busca e contestem a posição do Google Search.
Em resposta, o Google afirmou que a proposta da Comissão o obrigaria a entregar dados de buscas sensíveis a terceiros.
"Continuaremos a nos defender vigorosamente contra esse abuso de poder, que excede em muito o mandato original da DMA e coloca em risco a privacidade e a segurança das pessoas", disse a conselheira sênior de concorrência da empresa, Clare Kelly.


