CNN Brasil Money

Veja o que Trump falou sobre Lula e Bolsonaro

Republicano afirmou que falará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em "algum momento", mas complementou que a conversa não deve ser agora

Da CNN Brasil, São Paulo
Presidente dos EUA Donald Trump na Casa Branca
Presidente dos EUA Donald Trump na Casa Branca  • 12/6/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou pela primeira vez nesta sexta-feira (11) sobre as tarifas de 50% impostas aos produtos exportados pelo Brasil.

O republicano afirmou que falará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em "algum momento", mas complementou que a conversa não deve ser agora.

Trump também reiterou elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o classificando como "um bom homem".

O presidente dos Estados Unidos afirmou que Lula está tratando o ex-presidente de forma "muito injusta" e relembrou quando negociou com então presidente no contexto das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos durante o primeiro mandato de Trump.

Trump falou a repórteres ao deixar a Casa Branca para visitar o Estado do Texas, devastado pelas enchentes.

Veja o que Trump falou:

“Talvez em algum momento eu fale com ele, agora eu não vou. Eles estão tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Ele é um bom homem. Eu o conheço bem, eu negociei com ele. Ele era um negociador muito difícil, eu posso te dizer que ele era um homem muito honesto. E ele amava o povo do Brasil. Ele era um cara muito difícil de negociar. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro em negociação, mas ele também foi muito honesto. E eu conheço os honestos e conheço os corruptos".

Tarifas contra o Brasil

Na última quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.

O republicano compartilhou a notícia em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sua rede social, Truth Social.

No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A medida tem gerado forte apreensão no setor produtivo brasileiro, que tem pedido por negociações e prudência nas conversas com os americanos.

Nesta quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que se os EUA não quiserem comprar do Brasil, o governo vai procurar quem queira.

De acordo com o presidente, a relação comercial com o EUA não é essencial para a sobrevivência do Brasil.

Publicado por Gabriel Bosa

Acompanhe Economia nas Redes Sociais