CNN Brasil Money

Volkswagen adverte contra impacto "prejudicial" das tarifas de Trump

Comentários da gigante alemã do setor automobilístico refletem grande incerteza após ameaça de Trump de possivelmente impor tarifas de 25% sobre produtos provenientes do México

Victoria Waldersee e Christina Amann
Logo da Volkswagen  • 23/5/2024 REUTERS/Fabian Bimmer/Arquivo
Compartilhar matéria

A Volkswagen alertou na terça-feira (21) contra o "impacto econômico prejudicial" das tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está propondo sobre as importações do México, onde a montadora europeia opera uma grande fábrica.

Os comentários da gigante alemã do setor automobilístico, que já está lutando contra os altos custos e a concorrência chinesa barata, refletem a grande incerteza após ameaça de Trump de possivelmente impor tarifas de 25% sobre os produtos provenientes do México.

Embora uma decisão firme não tenha sido tomada, Trump disse que tais tarifas poderiam entrar em vigor a partir de 1º de fevereiro.

"O Grupo Volkswagen está preocupado com o impacto econômico prejudicial que as tarifas propostas pela administração dos EUA terão sobre os consumidores americanos e a indústria automotiva internacional", afirmou porta-voz da Volkswagen em uma declaração enviada por email à Reuters.

"Valorizamos a colaboração e o diálogo aberto. O Grupo Volkswagen espera continuar sua parceria de longa data e construtiva com o governo dos EUA", acrescentou porta-voz.

A fábrica de automóveis da Volkswagen em Puebla é a maior do México e uma das maiores do Grupo Volkswagen, produzindo cerca de 350.000 carros em 2023, incluindo Jetta, Tiguan e Taos -- todos para exportação aos EUA.

Analistas da Stifel calcularam que cerca de 65% dos carros que a Volkswagen vende nos Estados Unidos deixariam de ser competitivos se fossem acrescentadas tarifas às importações mexicanas.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais