CNN Brasil Money

Volkswagen está em negociações avançadas com os EUA sobre investimentos

Montadora está considerando investimentos substanciais para expandir seus negócios nos EUA, incluindo uma fábrica para sua marca Audi

da Reuters
Logo da Volkswagen
Logo da Volkswagen  • 23/5/2024 REUTERS/Fabian Bimmer/Arquivo
Compartilhar matéria

A Volkswagen está em negociações avançadas com o governo dos Estados Unidos sobre investimentos no segundo maior mercado automotivo do mundo, onde as tarifas custaram bilhões de euros à maior montadora da Europa até o momento este ano.

O presidente-executivo Oliver Blume disse à Reuters que a Volkswagen não gostou de um acordo "assimétrico" entre Bruxelas e Washington, que prevê tarifas de 15% sobre as importações de automóveis da UE e nenhuma tarifa para as importações de produtos industriais dos EUA na Europa.

"Portanto, estamos contando com nosso plano de investimentos nos EUA", que impulsionaria o emprego local e a cadeia de suprimentos da VW, disse Blume no salão do automóvel IAA Munique, acrescentando que as conversas com o governo dos EUA foram "muito positivas".

A Volkswagen está considerando investimentos substanciais para expandir seus negócios nos EUA, incluindo uma fábrica para sua marca Audi, e manteve conversas sobre como Washington poderia dar apoio.

A Volkswagen está tentando amenizar o golpe das tarifas de importação de automóveis dos EUA de 27,5%, que, segundo Blume, custaram à montadora vários bilhões de euros até agora neste ano, principalmente devido à falta de fábricas locais das marcas Audi e Porsche.

Assim como seus rivais, a Volkswagen está esperando que as atuais tarifas de importação de automóveis dos EUA caiam para 15%, algo que o governo dos EUA, sob o comando do presidente Donald Trump, prometeu fazer.

(Reportagem de Christoph Steitz e Louisa Off; reportagem adicional de Ayhan Uyanik)

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais