CNN Brasil Money

Von der Leyen convoca reunião sobre estratégia contra tarifas dos EUA

O encontro deve ocorrer no dia 4 de março com representantes "centrais" da indústria, fornecedores, membros da sociedade civil, para discutir ações estratégicas e direcionadas ao setor de aço na UE

Laís Adriana, do Estadão Conteúdo
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França  • 18/07/2024 REUTERS/Johanna Geron
Compartilhar matéria

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, convocou nesta terça-feira (25) uma reunião para discutir ações estratégicas e direcionadas ao setor de aço na União Europeia (UE), em resposta às tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

O encontro deve ocorrer no dia 4 de março e reunirá representantes "centrais" da indústria, fornecedores, membros da sociedade civil, entre outros.

"Frente aos desafios sem precedentes - salto nos custos de energia, problemas com material bruto, competição global injusta e novas tarifas dos EUA - a indústria de aço requer uma ação direcionada", afirmou von der Leyen, em nota.

"Vamos garantir que a indústria europeia de aço continue competitiva e sustentável no longo prazo."

A chefe do braço executivo da UE defendeu que o diálogo estratégico será construído com base no "Compasso de Competitividade" criado pelo bloco e nas regras de "indústria limpa", para formar o Plano de Ação de Aço e Metais.

Os pontos-chave do plano devem incluir passos para melhorar a competitividade, impulsionar a transição limpa, descarbonização, eletrificação e garantir relações comerciais justas.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais