CNN Brasil Money

Bolsas asiáticas fecham em alta com bloqueio de tarifas por tribunal

Índices da China quebram sequência de perdas em razão da melhora do apetite por risco

da Reuters
Bolsa de Xangai  • 03/02/2020REUTERS/Aly Song
Compartilhar matéria

Os índices acionários da China e de Hong Kong avançaram nesta quinta-feira (29), com a melhora da confiança depois que um tribunal comercial dos Estados Unidos bloqueou as tarifas abrangentes do presidente Donald Trump, que têm pesado sobre o comércio global e agitado os mercados.

As ações chinesas interromperam uma sequência de cinco dias de perdas, enquanto o dólar subiu e o ouro afundou, uma vez que o apetite por risco melhorou de forma acentuada após a decisão do tribunal.

Um tribunal de comércio dos EUA impediu que as tarifas de Trump entrassem em vigor em uma decisão abrangente que considerou que o presidente excedeu sua autoridade ao impor taxas gerais sobre as importações de parceiros comerciais.

O índice SSEC, em Xangai, fechou em alta de 0,7%, enquanto o índice CSI300 subiu 0,59%. Ambos os índices registraram seu primeiro ganho diário desde 21 de maio.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 1,35%.

No entanto, os ganhos das ações chinesas foram limitados, uma vez que a incerteza em torno das relações bilaterais entre Washington e Pequim persistia, disseram operadores e analistas.

"A decisão fornece um impulso provisório ao sentimento de risco, que viu os futuros de Wall Street, os rendimentos dos títulos e o dólar subirem", disse Frances Cheng, chefe de estratégia de câmbio e taxas do OCBC Bank.

"A evolução das tarifas e das relações comerciais continua fluida. Os investidores podem estar relutantes em carregar posições pesadas em ambos os lados da negociação."

  • Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,88%, a 38.433 pontos;
  • Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,35%, a 23.573 pontos;
  • Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,70%, a 3.363 pontos;
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzen, avançou 0,59%, a 3.858 pontos;
  • Em Seul, o índice Kospi teve valorização de 1,89%, a 2.720 pontos;
  • Em Taiwan, o índice Taiex registrou baixa de 0,05%, a 21.347 pontos;
  • Em Cingapura, o índice Straits Times valorizou-se 0,13%, a 3.916 pontos;
  • Em Sydney. o índice S&P/ASX 200 avançou 0,15%, a 8.409 pontos;

 

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais