Bolsas de NY fecham em queda à espera de dados econômicos dos EUA
Números do mercado de trabalho, inflação e força da economia devem sair nos próximos dias após fim de shutdown

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira (17), após oscilarem na maior parte da sessão. Os mercados norte-americanos aguardam pela retomada da divulgação dos dados econômicos dos EUA a partir desta semana, após o fim do mais longo shutdown da máquina federal, que durou 43 dias.
O Dow Jones fechou em queda de 1,18% aos 46.590 pontos. A bolsa de tecnologia Nasdaq caiu 0,84% aos 22.08 pontos e o S&P 500 perdeu 0,91% aos 6.672 pontos.
Nesta quinta-feira (20), o payroll referente a setembro e a taxa de desemprego serão publicados. Além disso, outros indicadores atrasados pela paralisação governamental já têm datas marcadas: a inflação medida peo PCE de outubro e a segunda leitura do PIB do terceiro trimestre saem dia 26, antes da reunião do Fed (o banco central americano) de dezembro.
Na semana passada, o SoftBank Group anunciou que vendeu as ações que detinha da empresa por US$ 5,83 bilhões - o que alimentou temores de uma bolha de IA e uma potencial supervalorização das ações desse setor.
Outras empresas do segmento mostraram recuo nesta segunda (17), como a Salesforce (-2,72%) a Oracle (-1,34%), a Intel (-2,28%) e a IBM (-2,79%).
*Com informações da Reuters e Agência Estado


