CNN Brasil Money

Bolsas europeias caem com aversão a risco e balanços mistos

Reação das ações da UE está sendo impulsionada pelo sentimento geral de temor e não necessariamente pelas mesmas preocupações fundamentais dos EUA

Por Johann M Cherian e Sukriti Gupta, da Reuters
Bolsa de Frankfurt  • 28/10/2025. REUTERS/staff
Compartilhar matéria

As ações europeias caíram nesta terça-feira (4) para uma mínima em mais de duas semanas refletindo um clima de aversão ao risco nos mercados globais, com os investidores avaliando um conjunto misto de balanços corporativos.

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em queda de 0,3%, a 570,58 pontos, depois de chegar a cair 1,6%.

Os mercados acionários europeus caíram uma vez que a recente recuperação impulsionada pela tecnologia perdeu força e os principais bancos de Wall Street alertaram que os mercados acionários podem estar caminhando para uma correção de cerca de 10% a 15%, ressaltando as preocupações crescentes sobre as avaliações altíssimas.

"As preocupações levantadas sobre o mercado dos EUA estão tendo um impacto sobre o sentimento de risco em relação às ações", disse Richard Flax, diretor de investimentos da Moneyfarm.

A reação das ações da UE está sendo impulsionada pelo sentimento geral de aversão ao risco e não necessariamente pelas mesmas preocupações fundamentais dos EUA, acrescentou ele.

"Na Europa, as avaliações, pelo menos em comparação com o histórico, não são tão elevadas e talvez a maior preocupação seja com o crescimento dos lucros em geral."

Recursos básicos lideraram as quedas setoriais com uma queda de 2%, acompanhando os preços fracos do cobre. As ações do setor de tecnologia perderam cerca de 1%.

O setor de saúde subiu 0,8%. A Coloplast teve alta de 4,8% depois que sua margem no quarto trimestre superou as expectativas. A Abivax subiu 6%.

Um indicador de volatilidade da zona do euro atingiu seu maior valor desde 17 de outubro mais cedo no dia.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,14%, a 9.714,96 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,76%, a 23.949,11 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,52%, a 8.067,53 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,09%, a 43.262,35 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 teve estabilidade, a 16.036,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,24%, a 8.425,88 pontos.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais