Bolsas europeias sobem com expectativas de paz na Ucrânia e juros nos EUA
Setor de construção e materiais, assim como o de defesa, registraram maiores ganhos na sessão

O índice pan-europeu STOXX 600 ampliou seus ganhos nesta terça-feira (25) com impulso de ações de materiais e financeiras, conforme investidores continuam a se manter otimistas com perspectivas de um cessar-fogo na Ucrânia e com expectativas de cortes na taxa de juros nos Estados Unidos.
O STOXX 600 fechou em alta de 0,91%, a 568,01 pontos.
As perspectivas de um fim para a guerra Rússia-Ucrânia, que já dura quase quatro anos, continuaram a impulsionar o STOXX 600, com o setor de construção e materiais ampliando sua valorização, com alta de 2,4%. A Heidelberg Materials , da Alemanha, saltou 6,6%, a fabricante de cimento Buzzi subiu 6,1% e a fabricante de lã de rocha Rockwool disparou 4,5%.
Nesta terça-feira, a Ucrânia sinalizou apoio à estrutura de um acordo de paz com a Rússia, mas enfatizou que questões sensíveis precisavam ser resolvidas em uma reunião entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e o presidente dos EUA, Donald Trump.
O setor de defesa subiu 1%, depois de cair mais de 5% nas duas últimas sessões por expectativas de que a guerra na Ucrânia esteja próxima do fim.
O Parlamento Europeu aprovou um esquema de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,7 bilhão) para financiar investimentos em defesa em toda a União Europeia e apoiar a Ucrânia, enquanto o Reino Unido se comprometeu separadamente a entregar mais mísseis de defesa aérea a Kiev nas próximas semanas.
"Desde a semana passada, as notícias sobre o diálogo de paz estão indo e voltando, mas parece que os russos não vão entrar no jogo e o acordo pode simplesmente fracassar. Isso significa que a Europa ainda precisa gastar mais em defesa, o que já seria o caso de qualquer forma", disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado do IG Group.
Enquanto isso, os mercados globais avaliavam um conjunto misto de dados atrasados dos EUA que, em grande parte, mantiveram intactas as expectativas de um corte na taxa de juros do Federal Reserve em dezembro.
As chances de um corte na taxa de juros em dezembro eram de 82,7%, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
Na Europa, o setor de bancos saltou 1,8%.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,78%, a 9.609,53 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,97%, a 23.464,63 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,83%, a 8.025,80 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,95%, a 42.698,66 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,08%, a 16.140,90 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,03%, a 8.049,50 pontos.


