COEs batem recorde e ultrapassam R$ 100 bilhões
Crescimento do produto chama atenção para riscos e complexidade das operações estruturadas
Dados recentes da B3 mostram uma expansão dos COEs (Certificados de Operações Estruturadas), recolocando o produto em destaque no mercado.
Segundo a bolsa, o estoque de COEs passou de R$ 100 bilhões em fevereiro, com crescimento de cerca de 10% na comparação com o mesmo período do ano interior.
O tema foi destaque no quadro “Insights da Semana”, da Resenha do Dinheiro pela apresentadora Marilia Fontes.
O avanço acontece mesmo após episódios recentes que colocaram ativos sob questionamento, especialmente em 2025, quando algumas estruturas ligadas à renda fixa geraram perdas para investidores.
Para Marilia, apesar de muitas vezes serem apresentados como alternativas atrativas, esses produtos tem um risco a ser considerado.
“O COE envolve uma aposta que pode dar prejuízo. É importante que o investidor entenda exatamente o que está comprando”, aconselha.
Este e outros assuntos da economia serão abordados no programa e na News da Resenha, newsletter para manter os investidores informados e ajudar na tomada de melhores decisões no mercado.
Insights da Semana
Além do avanço dos COEs, outros temas movimentaram o mercado nesse período.
Bernardo Pascowitch, fundador e CEO do Yubb, analisou o aumento expressivo da volatilidade global.
De acordo com a Barclays, o início de 2026 apresenta o maior nível de incerteza desde a crise financeira de 2008 - acima, inclusive, dos períodos de pandemia e da guerra na Ucrânia.
“O que estamos vendo é um nível muito alto de imprevisibilidade e preocupação com o futuro. É um momento para refletir sobre a carteira e manter caixa disponível”, afirma.
Thiago Godoy, o “Papai Financeiro” também traz seu insight da semana, observando o crescimento dos investimentos ligados ao mercado de carbono, que podem ser acessados por meio de ETFs internacionais.
Apesar do potencial de longo prazo, Godoy pondera que esses ativos podem ter volatilidade no mercado.
“O preço do carbono varia muito em razão da política, energia e decisões de governo. Não é sobre previsibilidade mas sobre uma tendência estrutural”, diz.
Resenha do Dinheiro
Realizado com o apoio da B3 e da gestora de investimentos BlackRock, o programa é apresentado por Thiago Godoy, o "Papai Financeiro"; Marilia Fontes, sócia-fundadora da Nord Investimentos; e Bernardo Pascowitch, fundador e CEO do Yubb; e propõe uma abordagem leve, direta e descomplicada sobre temas ligados a educação financeira e investimentos.
O programa vai abordar semanalmente as principais notícias e movimentos da economia com a leveza de uma conversa informal — como uma resenha entre amigos, no boteco ou após o futebol — mas sem perder a análise e o conteúdo.
A Resenha do Dinheiro vai ao ar todas as sextas-feiras, às 19h, no canal do CNN Money no YouTube e aos domingos, às 15h, na CNN Brasil.