Ibovespa e dólar fecham em queda com escalada de tensão entre EUA e Irã
No Brasil, destaque para a nova pesquisa eleitoral mostrando o presidente Lula à frente do senador Flávio Bolsonaro na disputa presidencial
O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (10), contaminado pela aversão a risco global decorrente do aumento da tensão geopolítica, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar atacar o Irã "com muita força".
O Ibovespa fechou em queda de 0,70%, aos 168.619,26 pontos.
Já o dólar à vista encerrou em baixa de 0,12%, cotado a R$ 5,1723 na venda.
O dólar encerrou o dia perto da estabilidade ante o real, em uma sessão sem gatilhos fortes para a moeda norte-americana, com investidores repercutindo dados de inflação nos EUA e o noticiário sobre a guerra no Oriente Médio.
Na cena geopolítica, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que o Irã demorou demais para negociar um acordo e que agora "terá que pagar o preço".
Teerã, por sua vez, declarou que reavaliaria o diálogo diplomático com Washington após uma série de ataques recíprocos ocorridos durante a madrugada.
A troca de ataques impulsionou os preços do petróleo, ainda que a commodity esteja distante do pico recente. Trump disse ainda que os Estados Unidos atacaram o Irã “com força” ontem e voltariam a atacar hoje
Em paralelo, o governo dos EUA disse que o índice de preços ao consumidor norte-americano subiu 4,2% nos 12 meses até maio, em linha com o esperado, mas ainda a maior alta desde abril de 2023. Na comparação mensal, os preços aumentaram 0,5%.
*Com informações da Reuters


