México: bolsa perde 6% e peso recua 4% após vitória de Claudia Sheinbaum

Urnas indicam uma forte bancada de apoio à nova presidente de esquerda que poderia aprovar uma série de mudanças constitucionais, como no setor de energia

Da CNN Brasil, da CNN, São Paulo
A candidata presidencial Claudia Sheinbaum, da coalizão "Vamos Fazer História", acena para apoiadores durante o evento de encerramento da campanha de 2024 no Zócalo, em 29 de maio de 2024, na Cidade do México  • Heitor Vivas/Getty Images
Compartilhar matéria

Os principais índices financeiros do México fecharam com perdas fortes nesta segunda-feira (3), após a confirmação da eleição de Claudia Sheinbaum, candidata de esquerda que vai substituir Andrés Manuel López Obrador na presidência do país.

Claudia será a primeira presidente mulher do México.

O peso mexicano fechou a sessão com perda de quase 4% ante o dólar, na faixa de 17,67 pesos mexicanos por US$ 1, a maior desvalorização em quase um mês e queda líder no mercado de câmbio entre as moedas mais negociadas no mundo.

A bolsa de valores do México também externou o mau humor dos investidores, com perda de 6,01% do IPC, aos 51.862 pontos, também o pior desempenho entre as grandes economias do globo.

A surpresa da grande bancada progressista no Congresso do México. As urnas indicam uma bancada de apoio a Claudia Sheinbaum que poderia aprovar mudanças e desencadear, inclusive, uma série de mudanças constitucionais em áreas consideradas estratégicas, como a energia.

Com Reuters

Acompanhe Economia nas Redes Sociais