CNN Brasil Money

Setor de infraestrutura dá boas taxas de retorno, diz CEO da Itaúsa à CNN

Alfredo Setubal afirmou que oportunidades ocorrem devido à falta de investimento público no setor e às expectativas de crescimento

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O CEO da Itaúsa, Alfredo Setubal, disse à CNN nesta terça-feira (30) que a holding enxerga valor aos acionistas no setor de infraestrutura, em razão das possibilidades de retorno para cobrir a participação deficitária de investimento do Poder Público nas áreas.

"A infraestrutura brasileiro ficou muito deficiente nos últimos anos em função da incapacidade dos governos, tanto federal quanto estaduais, de investirem em estradas, saneamento, energia, uma série de setores. Onde a gente vê valor para nossos acionistas é nosso setor de infraestrutura brasileira para cobrir esse déficit", afirmou o empresário.

A declaração se deu durante o evento Panorama Itaúsa 2025, que traz uma análise dos resultados do primeiro semestre das principais investidas da empresa, as decisões estratégicas das investidas e insights compartilhados por líderes da companhia.

Setubal destacou que a Itaúsa investiu R$ 11 bilhões nos últimos dez anos em algumas empresas que, inclusive, estão aumentando a participação na infraestrutura do Brasil.

"O setor de infraestrutura possibilita muito crescimento e boas taxas de retorno, à medida em que está em grande expansão... somente a Aegea e a Motiva, neste ano, vão investir cada uma R$ 9 bi no Brasil", pontuou.

Ele afirmou que a holding realiza dois tipos de investimento no setor: a compra de empresas estatais e concessões. No primeiro caso, o retorno é maior, pois as estatais geralmente são mais ineficientes operacionalmente, segundo Setubal, que citou a compra de empresas estaduais pela Aegea que comprou várias estaduais.

"Quando compra uma concessão, estrada ou aeroporto, os retornos são bons, mas inferiores aos de uma privatização", concluiu.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais