Wall Street cai com tensões geopolíticas sobre Groenlândia no radar

Trump anunciou no sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia

Da CNN Brasil*
Operador na bolsa de Nova York em 19 de novembro de 2025
Operador na bolsa de Nova York em 19 de novembro de 2025  • REUTERS/Brendan McDermid
Compartilhar matéria

As bolsas dos Estados Unidos operam em baixa nesta terça-feira (20).

O mercado tem refletido as tensões geopolíticas com as novas ameaças de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a Europa em meio a uma disputa sobre o controle da Groenlândia.

Os preços do ouro e da prata dispararam para recordes históricos na segunda-feira (19), com investidores buscando ativos de refúgio.

Donald Trump anunciou no sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após o republicano ameaçar anexar a ilha.

Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho, conforme a ameaça do republicano.

Trump afirmou que a tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia.

Com isso, um pacote de tarifas retaliatórias da UE, no valor de 93 bilhões de euros (US$ 107,68 bilhões), pode entrar em vigor em 6 de fevereiro se não houver acordo com os EUA, segundo um diplomata da UE à Reuters no domingo (18).

Por volta das 13h05, pelo horário de Brasília, o Dow Jones caía 1,08%, a 48.825 pontos. O de tecnologia Nasdaq perdia 1,32%, a 23.204 pontos. E o S&P 500 descia 1,18%, a 6.858 pontos.

O índice de Volatilidade CBOE, também conhecido como o medidor de medo de Wall Street, estava em 20,05 pontos por volta do mesmo horário.

Nesta semana, há ainda a divulgação de dois dados importantes para os EUA previstos para quinta-feira (22): o PIB do terceiro trimestre de 2025 e o PCE, o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Além disso, com a temporada de balanços em andamento, ainda nesta quinta (20) à tarde a Netflix vai publicar os resultados trimestrais da empresa.

*Com informações da Reuters

Acompanhe Economia nas Redes Sociais