Wall Street fecha em alta antes da reunião de política monetária do Fed
Risco de uma paralisação parcial do governo dos EUA está em aberto

Os principais índices acionários de Wall Street fecharam o pregão desta segunda-feira (26) em alta.
O Dow Jones subiu 0,64%, a 49.412 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 0,43%, a 23.601 pontos. E o S&P 500 valorizou 0,50%, a 6.950 pontos.
Na quarta-feira (28), há o anúncio da decisão de política monetária do Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos). Os investidores veem uma probabilidade de aproximadamente 97% de que o Fed mantenha as taxas de juros estáveis, de acordo com o FedWatch do CME Group, mas aguardam por pistas sobre a trajetória futura das taxas.
A decisão pode ser ofuscada, porém, por novas dúvidas sobre a independência do banco central norte-americano, após o Departamento de Justiça abrir uma investigação sobre o chair do Fed, Jerome Powell, neste mês.
A semana é marcada também por balanços corporativos, incluindo a divulgação dos resultados de quatro das "Sete Magníficas": Apple, Meta, Microsoft, e Tesla.
Com as preocupações em torno de uma potencial supervalorização no setor de tecnologia, o mercado estará em alerta quanto aos retornos que os investimentos têm gerado de fato.
Além disso, o risco de uma paralisação parcial do governo dos EUA também está em aberto, antes do prazo final de 30 de janeiro para financiar o Departamento de Segurança Interna (DHS, da sigla em inglês) e outras agências federais, à medida que um tiroteio envolvendo agentes federais em Minneapolis intensificou a investigação sobre a repressão à imigração promovida pelo presidente Donald Trump.
O líder do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que o partido vai se opor a qualquer legislação que inclua financiamento para o DHS, a menos que restrições sejam impostas à fiscalização da imigração.
*Com informações da Reuters


