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    Meta e Microsoft já têm registro da marca X escolhida para novo nome do Twitter

    Além das gigantes da tecnologia, centenas de outras empresas têm a propriedade intelectual da letra escolhida por Elon Musk, o que abre espaço para contestação na Justiça

    Tela do Twitter com "X" após mudança da marca
    Tela do Twitter com "X" após mudança da marca REUTERS

    Por Blake Brittain, da Reuters

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    A decisão do bilionário Elon Musk de mudar a marca do Twitter para X pode ser complicada do ponto de vista jurídico: empresas como Meta e Microsoft já têm direitos de propriedade intelectual sobre a mesma letra.

    O X é tão amplamente usado e citado em marcas registradas que é um candidato a contestações legais e a empresa, anteriormente conhecida como Twitter, pode enfrentar seus próprios problemas para defender sua marca X no futuro.

    “Há 100% de chance de que o Twitter seja processado por alguém por causa disso”, disse o advogado de marcas registradas Josh Gerben, que afirmou ter contado cerca de 900 registros ativos de marcas registradas nos EUA que já cobrem a letra X em uma ampla gama de setores.

    Musk renomeou o Twitter para “X” na segunda-feira e revelou um novo logotipo para a plataforma de mídia social, uma versão estilizada em preto e branco da letra.

    Os proprietários de marcas registradas – que protegem itens como nomes de marcas, logotipos e slogans que identificam fontes de produtos – podem alegar violação se outra marca causar confusão no consumidor. As medidas corretivas variam de indenizações monetárias ao bloqueio do uso.

    Desde 2003, a Microsoft possui uma marca registrada X relacionada a comunicações sobre seu videogame Xbox. A Meta – cuja plataforma Threads é uma nova rival do Twitter – possui uma marca comercial registrada nos EUA em 2019 que abrange uma letra “X” azul e branca para campos que incluem software e mídia social.

    Meta e Microsoft provavelmente não abrirão processos a menos que se sintam ameaçadas com a possibilidade do X do Twitter invadir o patrimônio de marca que construíram com a letra, disse Gerben.

    As três empresas não responderam a pedidos de comentários.

    A própria Meta enfrentou contestações de propriedade intelectual quando mudou seu nome de Facebook. Ela enfrenta processos de marcas registradas movidos no ano passado pela empresa de investimentos Metacapital e pela empresa de realidade virtual MetaX, e resolveu outro processo sobre seu novo logotipo com o símbolo do infinito.

    E se Musk conseguir mudar o nome, outros ainda poderão reivindicar o “X” para si.

    “Dada a dificuldade de proteger uma única letra, especialmente uma tão popular comercialmente como ‘X’, a proteção do Twitter provavelmente se limitará a gráficos muito semelhantes ao seu logotipo X”, disse Douglas Masters, advogado de marcas registradas do escritório de advocacia Loeb & Loeb.

    “O logotipo não tem muito de distintivo, portanto, a proteção será muito limitada.”

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