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    Microsoft acusa Delta por colapso do serviço e diz que aérea recusou ajuda após apagão

    A Microsoft, a CrowdStrike e a Delta estão em uma guerra de palavras desde que a companhia aérea contratou um advogado de alto nível para buscar indenização da Microsoft e da CrowdStrike

    Ramishah Marufda CNN , New York

    Na terça-feira (6), a Microsoft culpou a Delta Air Lines por sua onda de cancelamentos de uma semana no mês passado, alegando que sua tecnologia envelhecida fez com que a companhia aérea se recuperasse muito mais lentamente da paralisação tecnológica global do que suas rivais . A Microsoft também alegou que a Delta recusou ajuda depois que o bug CrowdStrike levou a “telas azuis da morte” em dispositivos Windows.

    A Microsoft, a CrowdStrike e a Delta estão em uma guerra de palavras desde que a companhia aérea contratou um advogado de alto nível para buscar indenização da Microsoft e da CrowdStrike .

    O CEO da Delta, Ed Bastian, atacou a CrowdStrike em uma entrevista à CNBC na semana passada e disse que os problemas de computador custaram à Delta US$ 500 milhões. A atualização de software defeituosa da CrowdStrike  causou interrupções generalizadas de computador em 19 de julho  na Delta e em centenas de outras empresas ao redor do mundo.

    A CrowdStrike então respondeu no domingo, dizendo que a companhia aérea havia recusado ofertas de ajuda para superar a interrupção mais rapidamente.

    Na terça-feira, a Microsoft se juntou a eles. Em uma carta do advogado Mark Cheffo, a empresa de tecnologia disse que, embora o software da Microsoft não tenha causado a interrupção, ela “imediatamente entrou em ação e se ofereceu para ajudar a Delta sem nenhum custo”. Os funcionários da Microsoft perguntaram à Delta se eles precisavam de assistência todos os dias de 19 a 23 de julho, dizia a carta.

    “Na manhã de 22 de julho, um funcionário da Microsoft, ciente de que a Delta estava tendo mais dificuldade de recuperação do que qualquer outra companhia aérea, enviou uma mensagem a um funcionário da Delta para dizer: ‘só estou fazendo check-in e não tenho pressão para responder, mas se você puder pensar em algo com que sua equipe da Microsoft possa ajudar hoje, é só dizer.’”

    A carta continuou. “O funcionário da Delta respondeu, dizendo ‘tudo bem. A Cool vai te avisar e agradecer.’”

    Mas enquanto isso, os problemas de computador na Delta deixaram seu crucial sistema de rastreamento de tripulação offline  pela maior parte de uma semana , tornando impossível para a empresa encontrar os pilotos e comissários de bordo necessários para pilotar sua aeronave. Enquanto outras companhias aéreas foram rápidas em retomar as operações normais após a paralisação da CrowdStrike, a Delta foi forçada a cancelar cerca de 30% de sua programação ao longo desses cinco dias, deixando cerca de meio milhão de passageiros retidos. Demorou muitos dias depois disso para remarcar os passageiros afetados em outros voos e devolver suas malas despachadas.

    Em 24 de julho, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, também enviou um e-mail para Bastian, de acordo com a carta.

    “Na verdade, está rapidamente se tornando aparente que a Delta provavelmente recusou a ajuda da Microsoft porque o sistema de TI que ela estava tendo mais problemas para restaurar — seu sistema de rastreamento e agendamento de tripulação — estava sendo atendido por outros provedores de tecnologia, como a IBM, porque ele roda nos sistemas desses provedores, e não no Microsoft Windows ou Azure”, dizia a carta.

    A Microsoft disse que uma análise preliminar sugeriu que a Delta não “modernizou sua infraestrutura de TI”, embora seus concorrentes tenham feito isso.

    “A Delta tem um longo histórico de investimento em serviços seguros, confiáveis ​​e elevados para nossos clientes e funcionários. Desde 2016, a Delta investiu bilhões de dólares em despesas de capital de TI, além dos bilhões gastos anualmente em custos operacionais de TI”, disse um porta-voz da Delta.

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    Na semana passada, Bastian afirmou que a CrowdStrike não foi encontrada durante o colapso.

    “Eles não nos ofereceram nada. Consultoria gratuita para nos ajudar”, disse o CEO da Delta em uma entrevista na CNBC.

    “Se você vai ter acesso prioritário ao ecossistema Delta em termos de tecnologia, você tem que testar essas coisas”, disse Bastian. “Você não pode entrar em uma operação de missão crítica 24/7 e nos dizer que temos um bug. Não funciona.”

    Uma pessoa familiarizada com suas ações confirmou à CNN que a Delta havia contratado o escritório de advocacia do  renomado advogado David Boies  para buscar indenização da Microsoft e da CrowdStrike.

    “Não temos escolha”, Bastian disse à CNBC. “Temos que proteger nossos acionistas, temos que proteger nossos clientes (e) nossos funcionários dos danos, não apenas do custo, mas dos danos à reputação.”

    Na segunda-feira, o consultor jurídico da CrowdStrike enviou uma carta ao consultor jurídico da Delta, dizendo que estava “muito decepcionado com a sugestão da Delta de que a CrowdStrike agiu de forma inadequada e rejeita veementemente qualquer alegação de que foi grosseiramente negligente ou cometeu má conduta intencional”.

    Assim como a Microsoft, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, ofereceu assistência no local pessoalmente ao CEO da Delta, Ed Bastian, mas não recebeu resposta, dizia a carta, acrescentando que a Delta posteriormente disse à CrowdStrike que nenhuma ajuda era necessária.

    A ameaça de litígio público da Delta “contribuiu para uma narrativa enganosa de que a CrowdStrike é responsável pelas decisões de TI da Delta e pela resposta à interrupção”, escreveu o advogado Michael Carlinsky na carta. “Se a Delta seguir esse caminho, a Delta terá que explicar ao público, seus acionistas e, finalmente, a um júri por que a CrowdStrike assumiu a responsabilidade por suas ações — de forma rápida, transparente e construtiva — enquanto a Delta não o fez.”

    A carta também dizia que a Delta teria que explicar “as capacidades de resiliência da infraestrutura de TI da Delta”.

    A Delta ainda não entrou com nenhuma ação judicial contra a Microsoft ou a CrowdStrike.

    Em uma declaração, um porta-voz da CrowdStrike disse que a carta fala por si.

    “Expressamos nosso pesar e desculpas a todos os nossos clientes por este incidente e pela interrupção que resultou. A postura pública sobre potencialmente abrir um processo sem mérito contra a CrowdStrike como uma parceira de longa data não é construtiva para nenhuma parte. Esperamos que a Delta concorde em trabalhar cooperativamente para encontrar uma resolução”, disse um porta-voz da CrowdStrike.

     

    Chris Isidore, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

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