Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mobilização de sindicato do BC pode impactar serviços do Pix e atrasar moeda digital

    Em nota, o sindicato afirmou que a mobilização deve atrasar a implementação do Pix parcelado e outras modalidades do sistema de pagamento

    A razão para a escalada da mobilização seria a "falta de compromisso do governo em negociar com o sindicato"
    A razão para a escalada da mobilização seria a "falta de compromisso do governo em negociar com o sindicato" 22/03/2022REUTERS/Adriano Machado

    da Reuters

    O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirmou nesta segunda-feira (25) que está prestes a intensificar sua operação-padrão, o que pode impactar serviços do Pix e a implementação da moeda digital Drex.

    Em nota, o sindicato afirmou que a mobilização deve atrasar a implementação do Pix parcelado e outras modalidades do sistema de pagamento, e também projetos relacionados ao Drex, a nova moeda digital do banco cuja introdução ainda está nos estágios iniciais.

    “O objetivo da operação-padrão é emitir uma mensagem à direção do BC e às autoridades sobre o descontentamento da categoria sobre a paralisia do governo. A reação enérgica e resoluta do Sinal é de intensificar a mobilização por tempo indeterminado”, disse o sindicato em nota nesta segunda-feira.

    A razão para a escalada da mobilização, que já dura dois meses, com cerca de 70% de adesão e já tendo causado alguns poucos atrasos na divulgação de indicadores, seria a “falta de compromisso do governo em negociar com o sindicato”, sem apresentação de uma contraproposta para a categoria.

    “Já faz muitos anos que não temos um reconhecimento financeiro justo e esse sentimento de frustração é generalizado e só tem piorado. Porque, na contramão do que o BC tem recebido ao longo dos anos, a gente vê outras carreiras recebendo aumentos e gratificações. É um tratamento bastante assimétrico em relação ao que tem sido dado ao BC”, disse Luís Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira da autarquia, em uma live do BC nesta segunda-feira.

    Entres as pautas da ação do sindicato estão a criação de um bônus por produtividade para especialistas do BC, exigência de ensino superior para o cargo de técnico da autarquia e alteração de nomenclatura para o cargo de analista.

    Veja também:  Como funciona o Drex? CNN explica