62% dos empreendedores já tinham know how antes de abrir pequenas empresas, diz Serasa
Pesquisa mostra que empreendedores têm níveis consistentes de preparação e conhecimento, mas que ainda há espaço para melhora
Mais da metade dos empreendedores brasileiros de pequenas e médias empresas (PMEs) já tinham conhecimento sobre seus negócios antes de empreender.
É o que diz uma pesquisa da companhia de análise de crédito Serasa Experian, divulgada com exclusividade à CNN.
O “know how” – “saber-fazer” profissional – necessário para atuar nos setores em que atuam já era conhecido por 62% dos empresários. Desses, 42% têm o conhecimento por conta de trabalhos anteriores, enquanto 14% aprenderam por hobby e 6% por herança. Na outra ponta, 38% dos entrevistados começaram sem nenhuma experiência prévia.
A Serasa Experian realizou um levantamento de dados com 313 empresas de pequeno e médio portes. A pesquisa foi feita nos setores de serviços, comércio e indústria, dos quais gerentes, diretores, sócios e outros participaram. Seu nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5,5%.
Para Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa, a pesquisa mostra que os empreendedores tem níveis consistentes de preparação e conhecimento entre os empreendedores, mas que ainda há espaço para melhora.
“Toda a jornada empreendedora envolve desafios, aprendizados constantes e desenvolvimento”, pontua o executivo. “É importante que o empreendedor se mantenha atualizado e atento”, aponta à CNN.
Genero também destaca que, além da confecção ou venda de um produto, áreas como recursos humanos e gestão financeira também merecem a atenção do empreendedor.
“O que costumamos ver é um empreendedor já tem certa familiaridade com um dos temas. Por exemplo, já sabe como desempenhar a atividade fim, mas ainda não tem dominância sobre questões de gestão financeira ou vice-versa”, diz.
De acordo com dois levantamentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as companhias de pequeno porte – que faturam entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões por ano – cresceram 6,6% em 2023 e, junto às microempresas, geram 80% dos empregos formais do país.
Investimento em preparação
Além do conhecimento prévio, a pesquisa também revela que 68% das PMEs se preparam para empreender, dos quais 33% dizem ter tido muito preparo.
Dos empreendedores, 49% realizaram cursos de capacitação e treinamentos antes de abrir um negócio. Na região nordeste do país, esse número sobe para 56% e para 66% em empresas de porte individual.