Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Acúmulo de funções pode impactar empresas na Black Friday, diz pesquisa

    Levantamento realizado pelo Itaú Empresas indica que 42% dos pequenos empresários assumem todas as decisões do seu negócio

    Vitória Queirozda CNN , Brasília

    Pesquisa realizada pelo Itaú Empresas indica que pequenos e médios empresários do setor de comércio e varejo estão sobrecarregados com o operacional e não conseguem administrar o tempo para se dedicar a um plano estratégico para a Black Friday, que acontece em 29 de novembro.

    De acordo com o levantamento realizado pelo banco em parceria com o Instituto Locomotiva, 42% dos pequenos empresários dos setores assumem todas as decisões do seu negócio.

    A pesquisa mostra também que 35% dos empreendedores são os únicos responsáveis pela execução das tarefas cotidianas em ao menos uma área.

    O diretor de pagamentos para empresas do Itaú Unibanco, Angelo Russomanno, diz que a Black Friday representa uma oportunidade para os pequenos empreendedores, mas que a data exige planejamento e organização.

    Segundo o executivo, as estratégias dependem do segmento, região, público-alvo, canais de vendas e do e-commerce.

    “Muitos empreendedores acabam se perdendo no operacional e não conseguem se dedicar à estratégia, o que pode comprometer o resultado esperado”, afirma.

    Segundo o levantamento, 83% dos entrevistados de comércio e varejo relatam ter alguma ou muita dificuldade em aumentar o faturamento do seu negócio.

    Entre os desafios citados, 82% mencionam a dificuldade ao cenário externo, que inclui crises econômicas e flutuações de mercado, e 77% alegam dificuldade em lidar com a concorrência.

    Quando se considera a gestão financeira do negócio, 79% relatam dificuldades em manter reserva financeira e 77% em cortar despesas.

    Leia outros resultados da pesquisa:

    • 73% relatam ter dificuldade de implementar estratégias eficazes de marketing e vendas;
    • 69% afirmam ter dificuldade de inovar;
    • 84% dizem ter dificuldade em aumentar o faturamento da empresa.

    “Planejamento é crucial para qualquer época do ano, mas durante momentos de oportunidade como a Black Friday, é necessário um plano tático direcionado para a data”, diz Russomanno.

    A pesquisa ouviu 1.001 empreendedores de pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, nas cinco regiões do Brasil. O levantamento foi realizado entre os dias 4 de julho e 16 de agosto de 2024.

    Pesquisa: Pix passa cartão de crédito para pagamento online no Brasil

    Tópicos