CNN Brasil Money

Aliança Energia compra parque eólico da Pontal Energy na Bahia

Conclusão do acordo está sujeita ‍à aprovação do Cade e outras condições precedentes

Letícia Fucuchima, da Reuters
Turbina de geração eólica em Fortaleza
Compartilhar matéria

A Aliança Energia, geradora de ⁠energia da gestora GIP (Global ‍Infrastructure Partners) com a mineradora Vale, assinou acordo para comprar um complexo eólico da Pontal Energy na Bahia, anunciaram as empresas nesta segunda-feira (22).

A operação, cujo valor não foi divulgado, ​envolve o ⁠complexo eólico em Caetité, que está ‌em plena operação e possui 193,2 MW (megawatts) de capacidade instalada, com ⁠46 aerogeradores da WEG de ‌4,2 ‍MW.

A conclusão do acordo está sujeita ‍à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e outras condições precedentes.

O negócio representa a ⁠primeira venda de um ativo maduro do portfólio de geração centralizada da Pontal, controlada pela gestora de ‌private equity Denham Capital.

"A ​venda do Complexo Eólico Caetité Norte é mais um ⁠passo consistente na nossa estratégia de reciclagem de capital e demonstra a capacidade da nossa plataforma de gerar valor em diferentes estágios do ciclo dos ativos", disse o CEO da Pontal Energy, Gustavo ⁠Ribeiro.

A empresa disse ainda que está "preservando o capital no Brasil para reinvestimentos estratégicos", citando ⁠a tendência de consolidação do mercado de energias renováveis e o desenvolvimento de novas tecnologias, como sistemas de armazenamento em larga escala e soluções digitais.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais