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BYD supera a Tesla com vendas anuais de mais de US$ 100 bilhões

Em um documento divulgado na segunda-feira (24), a gigante chinesa de veículos elétricos BYD relatou um aumento de 29% nas vendas em relação ao ano anterior

John Liu, da CNN, Hong Kong
Logo da BYD em Reze, perto de Nantes, na França
Logo da BYD em Reze, perto de Nantes, na França  • 27/03/2024REUTERS/Stephane Mahe
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A gigante chinesa de veículos elétricos BYD registrou receitas de 777 bilhões de yuans (US$ 107 bilhões) em 2024, ultrapassando a Tesla de Elon Musk em vendas anuais em meio à competição cada vez mais intensa no mercado global de carros movidos a energia limpa.

Em um documento divulgado na segunda-feira (24), a BYD relatou um aumento de 29% nas vendas em relação ao ano anterior, com entregas de 4,27 milhões de carros, incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos.

Em comparação, a receita da Tesla em 2024 foi de US$ 97,7 bilhões, e ela entregou 1,79 milhão de veículos movidos a bateria. Suas entregas anuais caíram pela primeira vez no ano passado em 1,1%.

Em seu último relatório anual, o CEO da BYD, Wang Chuanfu, disse que a empresa experimentou “rápido desenvolvimento” no ano passado.

“A BYD se tornou líder da indústria em todos os setores, desde baterias e eletrônicos até veículos de nova energia, quebrando o domínio de marcas estrangeiras e remodelando o novo cenário do mercado global”, disse ele.

A BYD vem desafiando cada vez mais a Tesla, que já foi a empresa dominante no mercado de veículos elétricos.

Na semana passada, a BYD revelou um sistema de carregamento ultrarrápido que, segundo ela, era capaz de adicionar 250 milhas de alcance em apenas cinco minutos, superando a tecnologia de carregamento da Tesla. Os Superchargers da Tesla levam 15 minutos para carregar e fornecem um alcance de 200 milhas.

Além disso, a BYD lançou um sistema avançado de assistência ao motorista no mês passado para a maioria de seus modelos sem custo extra.

Analistas disseram que a atualização gratuita de seu sistema proprietário “God's Eye” aumentou a pressão sobre a Tesla e outros fabricantes chineses de EV. Em contraste, o serviço Full Self-Driving (FSD) da Tesla está disponível para clientes dos EUA por uma assinatura mensal de US$ 99 ou um pagamento único de US$ 8.000.

“Eventualmente, a Tesla pode ter que cortar seu preço de FSD na China”, escreveu Seth Goldstein, analista da Morningstar, em uma nota de pesquisa na segunda-feira.

A Tesla tem lutado para acompanhar o ritmo da BYD na China, principalmente porque seu tão aguardado serviço FSD continua paralisado no país, aguardando aprovação regulatória.

A Tesla pretende implementar totalmente o FSD na China este ano. Na semana passada, lançou testes gratuitos limitados do FSD na China, apenas para interrompê-los na segunda-feira.

A conta de suporte ao cliente da Tesla na plataforma de mídia social chinesa Weibo disse que está trabalhando para garantir a aprovação regulatória do FSD.

“Todas as partes relevantes estão ativamente avançando no processo e, quando tudo estiver pronto, lançaremos as atualizações o mais rápido possível”, disse em um comunicado em resposta a uma publicação recente da vice-presidente da Tesla, Grace Tao, cuja conta foi inundada com reclamações de usuários sobre a suspensão abrupta do teste.

Os EVs chineses estão virtualmente bloqueados do mercado dos EUA devido a tarifas. Mas a BYD domina a China, o maior mercado automotivo do mundo.

Em 2024, a BYD tinha uma participação de 32% no mercado total da China para vendas de veículos de nova energia, o que inclui híbridos. A Tesla reivindicou apenas 6,1% do mercado, apesar de atingir um recorde em termos de remessas, de acordo com a China Passenger Car Association.

A Tesla também está enfrentando dificuldades na Europa, onde suas vendas caíram em fevereiro pelo segundo mês consecutivo: a empresa vendeu cerca de 40% menos veículos no continente em comparação com fevereiro de 2024, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
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