CNN Brasil Money

Capital Insights: Precisamos crescer mais que o mercado, diz CEO do Inter

Riccio relatou que a competição entre as instituições por preço não surte mais o efeito observado quando da chegada das fintechs no país

Da CNN Brasil
Presidente do Inter, Alexandre Riccio
Presidente do Inter, Alexandre Riccio, em entrevista ao Capital Insights  • Reprodução: CNN Money
Compartilhar matéria

A estratégia de crescimento do banco Inter vai além da captação de novos clientes.

"Precisamos crescer mais do que o mercado. Todo ano precisa ser nosso melhor ano", resumiu Alexandre Riccio, presidente do banco e entrevistado do Capital Insights, programa da Broadcast em parceria com o CNN Brasil Money, que foi ao ar nesta quinta-feira (28), às 19h.

Para cumprir a chamada meta 60-30-30, que significa ter 60 milhões de CPFs, 30% de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) e 30% de eficiência em 2027, uma outra estratégia é investir no aumento da carteira de crédito.

"O crédito já tem uma participação importante na receita. Hoje temos cerca de R$ 40 bilhões na nossa carteira de crédito", afirmou o presidente do Inter, que conta com mais de 40 milhões de clientes.

Num momento de cenário macroeconômico desafiador com alta taxa básica de juros, a inadimplência nas linhas de crédito é monitorada de perto, mas não chega a preocupar, segundo Riccio. "Temos inadimplência mais ou menos estável nos últimos trimestres. Deve haver uma alta, mas nada relevante", afirmou.

Uma alavanca natural de crescimento para o banco é a faixa etária média da clientela do banco. Segundo Riccio, a idade média vai de 30 a 35 anos. "Aparecemos como principal banco da geração Z em algumas pesquisas", disse.

Isso significa que o banco vai crescer com o amadurecimento natural dos seus clientes, que passarão a migrar das contas voltadas para adolescentes para contas correntes sem restrições e outras operações bancárias na fase adulta.

"Temos mais de 1 milhão de clientes que abriram conta como teen e não são mais", disse.

Riccio relatou que a competição entre as instituições por preço não surte mais o efeito observado quando da chegada das fintechs no país. "Zerar tarifas tirou o sistema da inércia. A tarifa zero não é mais diferencial", disse.

Agora, o banco aposta na oferta completa de produtos bancários e de investimentos para o cliente de forma a aumentar a presença na vida do brasileiro - ou seja, a principalidade do Inter, no jargão do mercado.

Parceria entre o CNN Money e a Broadcast, o programa entrevista semanalmente referências do mercado financeiro para discutir o cenário econômico do Brasil e do mundo. O Capital Insights vai ao ar toda quinta, às 19h, no CNN Money.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais