Disney contrata ex-Morgan Stanley para preparar sucessor do CEO Bob Iger
James Gorman entrou para o conselho da Disney no início deste ano
A Walt Disney anunciou nesta quarta-feira (21) que escolheu o ex-CEO do Morgan Stanley, James Gorman, para liderar a busca pelo sucessor do CEO da companhia, Bob Iger.
Gorman, que supervisionou o recente processo de sucessão no Morgan Stanley, entrou para o conselho da Disney no início deste ano, quando Iger pretendia colocar a Disney em uma posição estável em meio a uma batalha com investidores ativistas.
A empresa de entretenimento disse que seu comitê de sucessão se reuniu seis vezes no ano fiscal de 2024 para suas deliberações, que começaram em janeiro de 2023. A Disney deve encontrar seu próximo líder antes que o contrato de Iger termine em 2026.
Os principais candidatos internos para suceder Iger incluem Dana Walden e Alan Bergman, copresidentes da Disney Entertainment, que inclui as unidades de cabo, streaming e estúdio; Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, que inclui os lucrativos parques temáticos da Disney; e Jimmy Pitaro, presidente da ESPN, que está no meio de uma mudança de alto risco para o streaming.
Iger está atualmente em seu segundo mandato como CEO após seu sucessor escolhido, Bob Chapek, ter sido afastado em 2022. Iger retornou em novembro de 2022 e disse que voltaria por dois anos, mas o conselho estendeu seu contrato até 2026.