CNN Brasil Money

Embraer avança na Ásia e anuncia venda de C-390 ao Uzbequistão

Com a encomenda, o Uzbequistão se torna a primeira nação da Ásia Central a operar o cargueiro militar da empresa brasileira

Gabriel Garcia, da CNN Brasil
Logo da Embraer em Genebra
Logo da Embraer em Genebra  • 23/05/2022 REUTERS/Denis Balibouse
Compartilhar matéria

A Embraer anunciou nesta terça-feira (3) que o Uzbequistão fez um pedido de compra da aeronave de transporte militar C-390 Millennium.

Com a encomenda, o Uzbequistão se torna a primeira nação da Ásia Central a operar o cargueiro militar da fabricante brasileira.

Segundo a Embraer, a aeronave será utilizada principalmente em missões humanitárias e de transporte.

O C-390 Millennium é hoje um dos principais produtos da indústria de defesa brasileira e já foi selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, República da Coreia, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia.

A aeronave integra, inclusive, o Sistema de Catalogação da Otan, que reúne um seleto grupo de equipamentos padronizados para uso e interoperabilidade entre países membros da aliança militar.

O anúncio reforça a estratégia de expansão internacional da Embraer, com foco na Ásia e Europa.

Em janeiro, a companhia assinou memorandos de entendimento com a AMMROC e a Global Aerospace Logistics, ambas sediadas nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo a empresa, os acordos representam um “passo significativo” para ampliar sua presença no Oriente Médio e preveem a exploração de oportunidades conjuntas nos setores aeroespacial e de defesa, com foco em manutenção, reparo e revisão e treinamento para o KC-390 Millennium, versão multimissão da aeronave.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais