Empresa alemã investe para adquirir metade do terminal da Imetame no ES
HGT, da Hapag-Lloyd, e Grupo Imetame vão desenvolver e operar novo terminal localizado em Aracruz

A HGT (Hanseatic Global Terminals), subsidiária integral da empresa alemã de transporte marítimo e de contêineres Hapag-Lloyd, firmou acordo para adquirir 50% das ações da Imetame Logística Porto, joint venture voltada para operações de terminais de contêineres em um novo porto do Espírito Santo, informou a empresa nesta terça-feira (23).
Pelo acordo, HGT e o Grupo Imetame vão desenvolver e operar o novo terminal localizado em Aracruz. Entre os setores que estão de olho no novo porto está o do café - o Espírito Santo é o maior produtor de grãos canéforas do Brasil.
A unidade deve iniciar operações até meados de 2028, com capacidade anual projetada de cerca de 1,2 milhão de TEUs e 750 metros de cais.
"A América Latina é um mercado estratégico para a Hanseatic Global Terminals e a Hapag-Lloyd", disse Dheeraj Bhatia, CEO da HGT, em comunicado.
Com profundidade prevista de 17 metros, o terminal poderá receber navios de grande porte.
Para Etore Selvatici Cavallieri, presidente do Grupo Imetame, esta é uma oportunidade de desenvolver oportunidades para a região, impulsionar a geração de empregos e fomentar o desenvolvimento de empresas locais.
"Estamos muito satisfeitos em ter a Hanseatic Global Terminals como uma forte parceira estratégica para o novo terminal de contêineres no Espírito Santo. A Hanseatic Global Terminals possui grande expertise para oferecer aos clientes, importadores e exportadores do novo terminal um manuseio de carga eficiente e fortalecer ainda mais a importância do Brasil no comércio global", disse em comunicado.
Os valores da transação entre HGT e o Grupo Imetame não foram divulgados.
O fechamento da operação depende da aprovação de autoridades antitruste e reguladores competentes, além de outras condições usuais para esse tipo de transação.


