CNN Brasil Money

EUA flexibilizarão regras para montadoras que competem em carros autônomos

Objetivo é ajudar montadoras americanas, como a Tesla, de Elon Musk, a desenvolver carros autônomos para que possam competir com rivais da China

Associated Press, do Estadão Conteúdo
Bandeira dos Estados Unidos hasteada. Ela é vermelha, branca e azul.
Bandeira dos Estados Unidos hasteada  • Amanda Wolbert/Unsplash
Compartilhar matéria

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, flexibilizará e isentará algumas regras federais de segurança para fins de testes.

O objetivo é ajudar montadoras americanas, como a Tesla, de Elon Musk, a desenvolver carros autônomos para que possam competir com rivais da China, anunciou o Departamento de Transportes na quinta-feira (24).

A pasta também disse que simplificará os requisitos de relatórios de acidentes envolvendo softwares autônomos e que avançará para um único conjunto de regras nacionais para a tecnologia.

"Estamos em uma corrida para inovar mais do que a China, e os riscos não poderiam ser maiores", disse o secretário de Transportes, Sean Duffy, em comunicado.

"Nossa nova estrutura reduzirá a burocracia e nos aproximará de um padrão nacional único."

O anúncio das mudanças aconteceu um dia após Musk, que classificou as antigas regras como "injustas", confirmar que a fabricante de veículos elétricos iniciará a implantação de táxis autônomos da montadora em Austin, no Texas, em junho.

Não está claro como as isenções às regras da Administração Nacional de Segurança no Tráfego (NHSA) afetarão a Tesla especificamente.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais