Ex-diretor-geral da Globo lança empresa de consultoria e gerenciamento de crise
Em parceria com outros três sócios, Carlos Henrique Schröder criou a Hands On, negócio focado em apoiar a atuação de empresas em áreas como reputação, imagem e causas

Ex-diretor-geral da Tv Globo, Carlos Henrique Schröder, lançou nessa quinta-feira (21), em São Paulo, sua empresa de consultoria de imagem, reputação e criação estratégias de impacto.
Junto com outros três sócios, Schröder explicou a necessidade da criação da Hands On, focada em apoiar a atuação de empresas em diversos pilares.
Schröder citou dois fundamentais no ambiente corporativo no qual vai atuar: reputação e impacto.
“Chegamos com um propósito muito claro: ajudar empresas e pessoas a cuidar da sua imagem, reputação, ou seja, tratar da relação que elas têm com seus stakeholders, com seus funcionários, clientes e fornecedores.”
Junto a ele, estão o advogado Leonardo de Campos Melo; a executiva de gestão em crise, Marisa Cesar, e a especialista em branding corporativo e pessoal, Patricia Dalpra.
Processo de criação
Questionado sobre a ideia e a atitude da criação da Hands On, Schröder voltou para maio de 2022. Ele conta que o sócio Leonardo, que é seu vizinho no Rio de Janeiro, o chamou para um café.
Após três horas de conversa, no qual falaram de família, filhos, viagens e trabalho, o advogado faz um questionamento a ele: "O que você quer fazer do futuro e trazer de contribuição com essa experiência que você tem de quase 40 anos?"
Em um primeiro momento, o jornalista respondeu que estava no seu período sabático e que aproveitaria do ócio, se dedicaria à família, que iria viajar e que não iria pensar em entrar em nenhum tipo de negócio naquele momento, mas deixou aberto de que poderia voltar a discutir, mais para frente, essa ideia.
“Como um advogado bom de lábia, Leonardo marcou outras conversas e ao longe de semanas e meses, a ideia não era mais construir uma empresa, mas qual empresa seria”, disse Schröder.
Ele conta que percebeu que Leonardo estava muito mais engajado, já estava estudando mercado e até pela proximidade do assunto “crise”, ele sugeriu estruturar uma empresa que trabalhasse esse viés.
“Nas nossas reuniões sobre a estruturação da empresa, um advogado e um jornalista viram a necessidade de um especialista em branding corporativo e pessoal trabalhar conosco. Então, começamos a discutir mais profundamente e convidamos a Patrícia.”
Em um dos momentos nas reuniões, o jornalista conta que Patrícia levou uma questão específica sobre crise.
“Ela dizia: não adianta ficar resolvendo crise, em cima de crise, se não formos trabalhar no longo prazo. A gente vai ficar enxugando gelo e não vai trazer uma empresa fortalecia, reformulada com uma imagem melhor. Nós estamos falando de reputação.”

Então, a equipe passou a trabalhar crise e reputação. Foi quando, após conversas com outros profissionais, ex-colegas de trabalho, veio o alerta de que o enfoque é maravilhoso, porém viram uma questão que vai além da reputação: o “impacto”.
Ou seja, seria o efeito que as ações das empresas provocam na comunidade, na sociedade que está instalada.
“Esse efeito que começa na crise e pode terminar, lá na frente, no impacto, influi no resultado final. Esse propósito é muito mais atual, moderno e interessante. Foi então que pensamos em trazer para a equipe um talento do assunto no mercado.”
Schröder contou que conversaram com empresários, pesquisadores, economistas e professores universitários para ampliar a visão sobre o tema. Foi então que foram buscar a quarta pessoa.
“Começamos a pesquisar e gostaríamos muito que fosse alguém de São Paulo. Nossa pesquisa nos trouxe a Marisa César, uma executiva com larga experiência em crise e impacto. Então, está formado nosso quarteto.”
Aposta na experiência
Para esse novo desafio, o ex-executivo afirmou que pretende levar sua experiência adquirida ao longo de décadas liderando diversos projetos na Globo.
De acordo com ele, desde que assumiu a direção do Jornalismo da emissora, já tinha a preocupação montar uma estrutura de trabalho mais humanizada, focada na escuta e troca de experiências ente os colaboradores.
“Um líder tem saber se posicionar para tratar as estratégias em meio a um ambiente de trabalho humanizado e eu adquiri essa ideologia ao longo dos anos que estive na Globo. Isso me trouxe exemplos de projetos de impacto e gestão de crise que, agora, vou poder utilizar para ajudar outras empresas”, diz.
Dentre todas as afirmações que vai sustentar a Hands On, que é de uma agenda de impacto e reputação das empresas, Schröder enfatiza também temas de diversidade e meio-ambiente, que, segundo ele, são os mais urgentes a serem encarados pelas companhias que possam vir a ser seus clientes.
“A cara das empresas devem se encaixar na comunidade em que ela está inserida e passar à sociedade o que ela é. E hoje não podemos mais olhar para o Brasil e ver que uma empresa vira as costas para as questões ambientais. Isso representa nosso olhar para o futuro e a possibilidade de um mundo mais sustentável e atento às melhores práticas”, conclui.