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Franquias crescem 8,9% no 1º tri, com destaque para beleza, saúde e turismo

Setor empregava diretamente 1,728 milhão de pessoas até o fim de março

Cristiane Noberto, da CNN, Brasília
Ideias, lâmpadas, inovação, planejamento
primeiro trimestre deste ano encerrou com saldo positivo na abertura de franquias, com acréscimo de 7.354 operações, totalizando 198.730 unidades em funcionamento  • Pixabay
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O setor de franquias brasileiro avançou 8,9% no primeiro trimestre de 2025, movimentando R$ 65,967 bilhões, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta terça-feira (10).

O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelos segmentos de Limpeza e Conservação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Hotelaria e Turismo.

De acordo com os dados, todos os segmentos monitorados registraram crescimento, com destaque para Limpeza e Conservação, que teve o maior avanço percentual: 16,3% em relação ao mesmo período de 2024.

A pesquisa foi realizada com redes que representam cerca de 46% do faturamento e 31% das operações do setor.

O crescimento foi atribuído à alta demanda por serviços do tipo, expansão de modelos de lavanderias de autosserviço, mudanças no estilo de vida da população e redução na contratação de trabalhadores domésticos.

O segundo maior crescimento foi observado em Saúde, Beleza e Bem-Estar, que cresceu 14,9%. O desempenho foi impulsionado pela ampliação do setor farmacêutico e pelo fortalecimento das farmácias como hubs de saúde, oferecendo serviços como vacinação e exames rápidos.

A digitalização e o uso de inteligência artificial (IA) também contribuíram para o crescimento do setor. “A atratividade para o público 50+, que tradicionalmente prefere as lojas físicas, também foi um fator importante”, destacou a ABF.

Hotelaria e Turismo ocupou a terceira posição entre os segmentos que mais cresceram, com alta de 14,7%. A expansão foi puxada pela demanda crescente por viagens, tanto a lazer quanto corporativas, e pela melhora do poder de consumo das famílias após o crescimento de 3,4% do PIB em 2024.

Investimentos públicos e privados em infraestrutura, conectividade e malha aérea também colaboraram com o resultado.

Outros segmentos com desempenho expressivo foram Alimentação – Food Service (13,7%), Serviços Automotivos (12,6%) e Entretenimento e Lazer (11,5%).

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, o resultado reflete a capacidade de adaptação do setor.

“Nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como por exemplo, a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes”, afirmou.

Ele também ressaltou que a ausência da Páscoa no primeiro trimestre — ao contrário de 2024 — impediu um desempenho ainda melhor.

Mais franquias abertas

O primeiro trimestre deste ano encerrou com saldo positivo na abertura de franquias, com acréscimo de 7.354 operações, totalizando 198.730 unidades em funcionamento.

De acordo com os dados, o setor empregava diretamente 1,728 milhão de pessoas até o fim de março.

A pesquisa revelou ainda mudanças no perfil de localização das franquias. Embora lojas de rua (53,5%) e de shoppings (16,9%) ainda predominem, houve crescimento nas operações em supermercados e galerias, que passaram de 4% para 6,6%, e nas franquias home based, de 7,8% para 10,9%.

“Esses dados revelam que o setor de franquias continua seu processo de diversificação dos seus modelos de negócios, seguindo tendências de consumo e atento à presença estratégica nos diversos mercados, levando suas marcas por todo o País”, concluiu Tom Moreira Leite.

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