Fundo saudita passa a deter 10% de empresa dona de Aeroporto de Londres Heathrow

Transação totaliza venda de 25%, quase toda a participação da Ferrovial, a £ 2.368 milhões

Marien Ramos, da CNN*
Avião decola do aeroporto de Heathrow, em Londres
Aeroporto de Heathrow, em Londres  • Toby Melville - 4.fev.2021/Reuters
Compartilhar matéria

O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita firmou um acordo de compra de ações com participação de 10% na FGP TopCo (TopCo), empresa que detém a Heathrow Airport Holdings, do grupo de infraestrutura Ferrovial.

A aquisição do principal aeroporto do Reino Unido ocorre por meio dos fundos de infraestrutura do PIF. Mas, a transação ainda está sujeita à aprovação regulatória.

Empresa investidora francesa, a Ardian, também irá adquirir 15% por meio de instrumentos separados.

O total de 25% é quase toda a participação da Ferrovial, contabilizando £ 2.368 milhões (R$ 12.780), segundo informou o grupo.

A transação está sujeita ao cumprimento do Right of First Offer (ROFO) e aos direitos de tag-along completos — proteção legal aos acionistas ordinários minoritários — que podem ser exercidos pelos outros acionistas da Topco, conforme Acordo de Acionistas e o Estatuto Social da empresa.

Além disso, a conclusão da aquisição nos termos do contrato está sujeita ao cumprimento das condições regulatórias aplicáveis.

O PIF da Arábia Saudita demonstrou orgulho em investir na Heathrow e segue a estratégia atual do Fundo em construir parceria de longo prazo.

Veja também: 55% dos brasileiros defendem menos taxas para empresas

*Sob supervisão de Gabriel Bosa

Acompanhe Economia nas Redes Sociais