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    GPA tem prejuízo de R$ 407 mi no 1º tri, mas Ebitda e receita crescem

    Receita bruta cresce 8,2%, para R$ 4,867 bilhões, com aumento de 10,3% nas vendas da bandeira Pão de Açúcar e de 22,8% no formato Proximidade

    da Reuters

    O GPA encerrou o primeiro trimestre com prejuízo líquido das operações continuadas de R$ 407 milhões, acima da perda de R$ 319 milhões um ano antes, afetado pela adesão ao programa de quitação de débitos de ICMS com o estado de São Paulo e impairment após a venda da sede administrativa.

    A rede de varejo alimentar, dona da bandeira Pão de Açúcar, também citou menor reconhecimento de créditos fiscais no Imposto de Renda e CSLL relacionados ao prejuízo fiscal acumulado. Excluindo esses itens, o resultado negativo seria de R$ 197 milhões, contra perda de R$ 304 milhões na base anual.

    O GPA reportou que a partir do primeiro trimestre de 2024 as atividades dos postos de combustíveis passaram a ser tratadas contabilmente como operação descontinuada, uma vez que estão classificados como disponível para venda.

    No consolidado, que contabiliza as operações continuadas e descontinuadas, a companhia teve prejuízo de R$ 660 milhões, ante perda de R$ 248 milhões um ano antes.

    O resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado, porém, saltou 71,1%, para R$ 372 milhões, com a margem aumentando de 5,2% para 8,1%. GPA Brasil teve um aumento de 41,4% no Ebitda ajustado, para R$ 372 milhões, com a margem passando de 6,3 para 8,1% entre os períodos.

    A receita bruta cresceu 8,2%, para R$ 4,867 bilhões, com aumento de 10,3% nas vendas da bandeira Pão de Açúcar e de 22,8% no formato Proximidade. A operação de e-commerce teve um incremento de 25,1%. No período, a margem bruta teve um acréscimo de 1,5 ponto percentual, a 27,2%.

    As vendas em mesmas lojas mostraram uma elevação de 8,1% no primeiro trimestre, com expansão de 9,3% da bandeira Pão de Açúcar. A receita líquida aumentou 10,3%, enquanto as despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 9,2%.

    No primeiro trimestre, o GPA inaugurou nove lojas, sendo sete do Minuto Pão de Açúcar e duas do Mini Extra. Nos últimos 12 meses, acumulou 64 novas lojas, sendo 61 no formato proximidade – 53 do Minuto Pão de Açúcar e 8 do Mini Extra – e três do Pão de Açúcar.

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