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Greve da Air Canada chega ao fim após acordo provisório

“O trabalho não remunerado acabou. Resgatamos nossa voz e nosso poder", disse porta-voz do sindicato

David Goldman e Chris Isidore, da CNN
Aviões da Air Canada
Cerca de 10 mil comissários de bordo entraram em greve  • Reuters
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A Air Canada e um sindicato que representa os comissários de bordo da companhia aérea chegaram a um acordo provisório, encerrando uma greve de vários dias que cancelou milhares de voos e deixou centenas de milhares de passageiros retidos.

“Os comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge chegaram a um acordo provisório, alcançando uma mudança transformadora para o nosso setor após uma luta histórica para afirmar nossos direitos previstos na Carta”, disse Hugh Pouliot, porta-voz do Sindicato Canadense de Funcionários Públicos (CUPE), em um comunicado na terça-feira (18).

“O trabalho não remunerado acabou. Resgatamos nossa voz e nosso poder.”

Os membros do sindicato precisarão votar o acordo para torná-lo permanente. Se rejeitarem, a greve poderá ser retomada. Os dois lados voltaram à mesa na noite de segunda-feira (18) pela primeira vez desde o início da greve no sábado.

A greve forçou o cancelamento de mais de 700 voos por dia da Air Canada e de sua subsidiária Air Canada Rouge, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware. E muitos voos podem não ser retomados imediatamente. O FlightAware mostra mais de 500 voos já cancelados para terça-feira (19) e mais de 160 voos cancelados para quarta-feira (20).

O comunicado da Air Canada sobre o acordo trabalhista provisório afirmou que "apenas clientes com reservas confirmadas e cujos voos estejam em operação devem ir ao aeroporto".

A companhia aérea também alertou na terça-feira que pode levar de uma semana a 10 dias para retomar totalmente sua programação, porque "as aeronaves e a tripulação estão fora de posição".

A empresa começou a reduzir suas operações na quinta-feira, dois dias antes da greve.

Cerca de metade dos voos da Air Canada são domésticos e o restante são internacionais, com uma grande porcentagem deles indo e voltando dos Estados Unidos, de acordo com dados da empresa de análise de aviação Cirium.

“A suspensão do nosso serviço é extremamente difícil para os nossos clientes. Lamentamos profundamente e pedimos desculpas pelo impacto que esta interrupção trabalhista teve sobre eles”, disse a Air Canada em um comunicado na terça-feira.

“Nossa prioridade agora é fazer com que eles se movam o mais rápido possível.”

A greve ocorreu apesar de uma ordem emitida no sábado, primeiro dia da greve, pelo Ministro do Trabalho do Canadá, instruindo a Air Canada e seus funcionários a retomar as operações e encerrar a greve.

Membros da divisão da Air Canada do CUPE votaram 99,7% a favor da greve na semana passada e paralisaram por volta da 1h (horário de Brasília) de sábado.

Os trabalhadores reivindicavam aumentos salariais e indenizações pelo trabalho realizado durante a paralisação dos aviões, além de realizarem verificações críticas de segurança, atenderem a emergências médicas e de segurança a bordo e auxiliarem passageiros no embarque e desembarque, de acordo com o sindicato.

Mas a questão principal são os salários, que, segundo o sindicato, estão muito aquém dos padrões da indústria e do custo de vida.

Segundo o sindicato, desde 2000, a inflação aumentou os preços no Canadá em 169% e os salários médios de trabalhadores em tempo integral em todo o país aumentaram 210%.

Já os salários dos comissários de bordo de nível básico da Air Canada aumentaram apenas 10% – apenas US$ 3 por hora – nos últimos 25 anos.

Cerca de 10 mil comissários de bordo entraram em greve.

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