Havaianas troca cor "buttercream" por "encardido" e eleva receita em 89%
Empresa entrou na brincadeira das redes sociais, até mudou nome do produto e viu vendas aumentarem

A Havaianas viu sua linha "buttercream" virar "encardida" em brincadeiras nas redes sociais ao longo de 2025 — devido a sua cor, um amarelo claro, quase bege.
A marca abraçou a brincadeira, engajou na internet e até mudou o nome dado à cor do chinelo em suas lojas. Como resultado, suas receitas com vendas de havaiana "encardida" é 89% maior que os ganhos com a "buttercream".
O processo foi descrito por Carlos Paschoal, Diretor Executivo da Alpargatas, grupo que controla a Havaianas, em evento realizado na capital paulista nesta terça-feira (27).
O Bconnected 2025 reúne representantes de franquias que operam no Brasil.
O executivo falou sobre o processo recente de restauração da força da companhia. Segundo Paschoal, a partir da redução de custos, simplificação de portfólio, foco no "core" e ações como a Havaiana "encardida" — que visa fortalecer a presença da marca na vida das pessoas— os resultados voltaram a ser positivos.
Em 2024, a Alpargatas registrou receita líquida de R$ 4,108 bilhões, um crescimento 10% em relação a 2023. O destaque mais significativo, porém, foi a reversão do resultado líquido: após prejuízo de R$ 1,867 bilhão em 2023, a empresa voltou a lucrar no ano passado, com R$ 107,4 milhões.
Outro dos "insights" foi focar em chinelo: os executivos perceberam espaços para avançar ainda mais neste mercado. Enquanto a Havaianas controla 77% do segmento de chinelo feminino, tem 63% do masculino e 49% do infantil. No caso de sandálias para mulheres e "slides", apenas 2% e 0,2%, respectivamente.


