Latam atinge maior participação no mercado doméstico brasileiro em 12 anos
Market share da aérea foi de 41,4%, segundo dados de demanda e oferta da Anac; taxa de ocupação doméstica em agosto somou 86,4%

A Latam atingiu em agosto a maior participação doméstica da operação brasileira da companhia nos últimos 12 anos. O market share foi de 41,4%, segundo dados de demanda e oferta da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A Latam foi seguida pela Gol, cuja participação no mercado doméstico brasileiro atingiu 30,1% em agosto. Já a Azul registrou market share de 28,4%.
A taxa de ocupação doméstica da Latam em agosto somou 86,4%, a segunda maior da empresa em 2025 no Brasil. O resultado ficou atrás apenas dos 87,6% registrados na alta temporada de julho.
No acumulado, a taxa de aproveitamento das aéreas brasileiras no mercado interno foi de 85,3% no mês passado, ainda segundo números da Anac.
Oferta e demanda
A oferta, medida por ASK (assentos-quilômetro oferecidos), no mercado doméstico cresceu 6,5% na comparação mensal e 8% em 12 meses, com 8,7 milhões de passageiros transportados.
O número é o melhor resultado para o mês de agosto desde o início da série histórica e marca 12 meses consecutivos de crescimento. Já a RPK (demanda) registrou alta mensal de 11% e anual de 10,3%.
No primeiro semestre de 2025, a Latam ampliou em 8,5% a sua oferta doméstica de assentos no Brasil e prevê encerrar o ano com alta entre 9,5% e 10,5%. No mercado internacional. No mercado internacional, a aérea projeta crescimento de até 11% na oferta.