Marcopolo retoma operação na Europa com foco em setor rodoviário
Decisão de retornar ao continente foi motivada por mudanças do setor que criaram um cenário favorável para fornecedores globais com capacidade técnica e flexibilidade produtiva

A fabricante de carrocerias para ônibus Marcopolo anunciou nesta terça-feira (16) a retomada de operação comercial no mercado europeu, em uma estratégia focada no segmento rodoviário com o modelo Paradiso G8 1200.
A decisão de retornar ao continente foi motivada por mudanças do setor que criaram um cenário favorável para fornecedores globais com capacidade técnica e flexibilidade produtiva, de acordo com o presidente-executivo da companhia, André Armaganijan.
"Neste contexto, a Marcopolo identificou uma oportunidade estratégica para oferecer soluções sob medida, com produtos adaptados às normas e expectativas do mercado europeu", afirmou em comunicado à imprensa, que não cita o contexto da guerra comercial travada pelos Estados Unidos, que impôs tarifas de importação de 50% contra uma ampla série de produtos brasileiros.
Produzido no Brasil, o Paradiso G8 1200 foi desenvolvido especialmente para atender às exigências e preferências dos operadores europeus e será apresentado durante a prestigiada feira Busworld Europa, que acontece em outubro, na Bélgica, afirmou a companhia sem dar detalhes sobre expectativas de vendas.
"O Paradiso G8 1200 representa nossa capacidade de adaptação às demandas globais de transporte e reforça nosso compromisso com a expansão internacional da companhia", afirmou Armaganijan.
Além do Brasil, a Marcopolo tem operações na Argentina, Colômbia, México, estados Unidos e Canadá. A companhia ainda tem instalações na África do Sul, China e Austrália.
No segundo trimestre, a companhia exportou 344 ônibus a partir do Brasil, ante 199 no mesmo período de 2024, e as instalações internacionais da empresa faturaram 693 unidades ante 664 um ano antes.


