Morre empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, aos 83 anos

Pedro era filho da fundadora da marca, Eva Herz; em 1969, como sócios, inauguraram a loja da livraria no Conjunto Nacional

Da CNN Brasil, São Paulo
Pedro Herz, dono e filho da fundadora da Livraria Cultura
Pedro Herz, dono e filho da fundadora da Livraria Cultura  • 01/12/09 - Divulgação
Compartilhar matéria

Morreu na madrugada desta terça-feira (19) o livreiro e empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, aos 83 anos. Pedro era filho da fundadora da marca, Eva Herz.

Em 1969, juntos como sócios, Pedro e Eva inauguraram a loja da livraria no Conjunto Nacional, uma das duas únicas ainda em operação e a última de São Paulo.

Em comunicado da família Herz publicado nas redes sociais, a Livraria Cultura homenageou o antigo dono e exaltou seu "papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país".

"Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além", disseram os parentes na publicação.

"Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou."

Recuperação judicial

Em 2021, a empresa anunciou um novo plano de recuperação judicial com algumas alterações devido à pandemia de Covid-19. O primeiro havia sido lançado em 2019 e, neste pedido, a empresa declarou ter R$ 285,4 milhões em dívidas.

Já em 2023, a falência da companhia foi anunciada pela Justiça, mas a Livraria Cultura entrou com recurso e a decisão foi revertida pouco tempo depois.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais