CNN Brasil Money

MP Materials fecha parceria com EUA e Arábia Saudita por terras raras

Acordo criará joint venture para desenvolver refinaria de minerais críticos no país saudita

Pedro Lima, do Estadão Conteúdo
Trabalhadores transportam solo contendo elementos de terras raras para exportação
Segundo a empresa, o acordo segue o quadro estratégico de cooperação firmado entre Washington e Riad nesta semana para fortalecer cadeias de suprimento de minerais críticos  • 31/10/2010REUTERS/Stringer
Compartilhar matéria

A MP Materials anunciou nesta quarta-feira (19) uma parceria com o Departamento de Guerra dos Estados Unidos e a estatal saudita Maaden para criar uma joint venture destinada a desenvolver uma refinaria de terras raras na Arábia Saudita.

Segundo a empresa, o acordo segue o quadro estratégico de cooperação firmado entre Washington e Riad nesta semana para fortalecer cadeias de suprimento de minerais críticos.

A companhia afirma que a refinaria representa "um passo crucial para reequilibrar a cadeia global de suprimento" e que o projeto está alinhado aos interesses econômicos e de segurança nacional dos EUA.

O plano é aproveitar a base energética saudita, sua infraestrutura e recursos minerais para produzir "quantidades significativas de óxidos de terras raras leves e pesadas", destinados aos setores industrial e de defesa dos EUA, Arábia Saudita e países aliados.

O comunicado informa que o modelo societário garante supervisão americana e prevê participação de até 49% para MP e Departamento de Guerra, enquanto a Maaden ficará com ao menos 51%.

O aporte financeiro dos EUA será "sem recurso" e a MP contribuirá com sua tecnologia e capacidade de refino. A empresa acrescenta que também discute apoio à produção de imãs no país.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais