CNN Brasil Money

Multiplan confirma invasão de aplicativo e vazamento de dados de usuários

A empresa afirma que entre as informações acessadas estão dados cadastrais dos usuários, incluindo a data de validade com os quatro últimos dígitos do cartão de crédito

Luis Filipe Santos, do Estadão Conteúdo
Logo da Multiplan em painel na bolsa de valores de São Paulo 25/07/2019
  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Multiplan, que administra diversos shopping centers no Brasil, confirmou na segunda-feira (19) que seu aplicativo, o Multi, sofreu um ataque cibernético no dia 10 de janeiro. Alguns dados dos clientes foram potencialmente acessados pelos invasores.

Em nota oficial, a empresa afirma que entre as informações potencialmente acessadas estão dados cadastrais dos usuários do aplicativo, incluindo a data de validade com os quatro últimos dígitos do cartão de crédito. No entanto, a Multiplan afirma que nem todos os dados coletados pelo app foram vistos; dados mais sensíveis, como números completos dos cartões de crédito, por exemplo, não foram acessados.

Nas redes sociais, clientes afirmam que receberam uma mensagem SMS da empresa sobre o vazamento, com um link onde a Multiplan recomenda que os consumidores fiquem atentos a possíveis comunicações suspeitas ou atividades não reconhecidas relativas ao aplicativo. Também afirma que, caso tenham dúvidas, os clientes podem entrar em contato por um e-mail.

A companhia disse ter comunicado o incidente à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e tomado todas as outras medidas cabíveis. A empresa é dona de centros comerciais como MorumbiShopping, Shopping Anália Franco, BarraShopping, ParkShopping, BH Shopping, JundiaíShopping, RibeirãoShopping, PátioSavassi, ParkShopping São Caetano e ParkShoppingCanoas.

Na nota, a Multiplan afirma ainda que "reforça o compromisso com as melhores práticas de segurança da informação, a transparência e o investimento contínuo na proteção dos dados de seus clientes", pede desculpas pelo ocorrido e garante que o aplicativo permanece seguro e operacional para ser utilizado.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais