Passageiros movem ação coletiva contra Boeing após incidente da Alaska Airlines
De acordo com processo, evento feriu e traumatizou pessoas a bordo


Uma ação coletiva foi movida na quinta-feira (11) no estado de Washington contra a Boeing em nome dos passageiros a bordo do voo 1282 da Alaska Airlines do dia 6 de janeiro.
De acordo com as alegações do processo, “o evento feriu fisicamente alguns passageiros e traumatizou emocionalmente a maioria, senão todos a bordo. A violência do evento feriu os corpos de alguns” e “os passageiros ficaram chocados, aterrorizados e confusos, lançados num pesadelo, na esperança de viverem o suficiente para caminharem pela terra novamente”.
O voo 1282 da Alaska Airlines, que ia de Portland para Ontário, Califórnia, retornou em segurança ao Aeroporto Internacional de Portland depois que o plugue da porta explodiu no ar.
“A Boeing é responsável pela segurança das instruções de projeto e manutenção, bem como pela aeronavegabilidade contínua da aeronave”, afirma o processo.
Alguns dos demandantes listados no processo citaram vários ferimentos que supostamente sofreram como resultado do incidente, incluindo “dificuldade em respirar”, concussão e perda de audição.
Além das lesões, foram reclamados outros danos como “despesas de avaliação e/ou tratamento de condições de saúde e despesas de viagem associadas, taxas de bilhetes, custos associados ao cancelamento de planos de viagem, valor de itens pessoais perdidos, perda de salários”, entre outros.
A ação pede julgamento para apuração do valor dos danos.
A Boeing disse que não tinha um posicionamento na noite de quinta-feira.