Petrobras olha para a África para voltar a crescer no exterior, diz Chambriard ao CNN Money
“Está no nosso DNA”, afirma presidente da estatal em entrevista exclusiva
A Petrobras tem planos de voltar a investir em outros países, e já está olhando além-mar. A costa atlântica da África é considerada como alvo natural para novos projetos, diz a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
“Está no nosso DNA”, disse, ao lembrar que a estatal já conhece a geologia do mesmo Oceano Atlântico, só que do lado das Américas.
“A Petrobras ganhou espaço entendendo e sendo especialista na geologia do Brasil. A Margem Atlântica do Brasil é uma área muito estudada há décadas. Margem Equatorial também, mas muito mais a margem Atlântica, a margem leste. E essa região é muito parecida com a margem africana. Então ali, em princípio, já é o nosso alvo porque faz parte do nosso DNA”, disse.
“A gente tem interesse em olhar oportunidades, principalmente na Margem Atlântica da África”.
Chambriard cita que a busca por novas áreas de produção é uma premissa no Plano Estratégico 2024-2028.
“Há uma obrigação da reposição de reservas. E onde nós vamos buscar essas reservas? Prioritariamente, no Brasil e, dentro da necessidade, onde quer que elas estejam”, explicou.
Atualmente, a empresa brasileira já explora duas áreas no continente africano: uma região em São Tomé e Príncipe e outra na África do Sul.