CNN Brasil Money

Qualcomm acelera expansão no segmento de data centers com novos chips de IA

Ações da empresa subiam quase 15% com anúncio

Reuters
A Qualcomm disse que os novos chips suportam estruturas e ferramentas comuns de IA, com suporte avançado de software  • feita em 25 de agosto de 2025. REUTERS/Dado Ruvic
Compartilhar matéria

A Qualcomm revelou nesta segunda-feira (27) dois chips de inteligência artificial para data centers, com disponibilidade comercial a partir do próximo ano, à medida que se esforça para diversificar além dos smartphones e se expandir para o mercado de infraestrutura de IA em rápido crescimento.

As ações da Qualcomm subiam quase 15% com a notícia.

Os novos chips, chamados AI200 e AI250, são projetados para melhorar a capacidade de memória e executar aplicativos de IA, ou inferência, e estarão disponíveis em 2026 e 2027, respectivamente.

O investimento global em chips de IA disparou à medida que provedores de nuvem, fabricantes de semicondutores e empresas correm para construir uma infraestrutura capaz de suportar modelos de linguagem grandes e complexos, chatbots e outras ferramentas de IA generativas.

Os chips da Nvidia , no entanto, sustentam grande parte do atual boom da IA.

A Qualcomm, para fortalecer seu portfólio de IA, concordou em comprar a Alphawave em junho, que projeta tecnologia de semicondutores para data centers, por cerca de US$ 2,4 bilhões.

A Qualcomm disse que os novos chips suportam estruturas e ferramentas comuns de IA, com suporte avançado de software, e acrescentou que eles reduzirão o custo total de propriedade para as empresas.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais